Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Alho serve de repelente contra o mosquito da dengue? Entenda mais sobre esse boato

Saiba qual a melhor forma de se proteger do mosquito

Alho repele o mosquito da dengue? Entenda mais sobre esse boato - Imagem: Reprodução/Freepik
Alho repele o mosquito da dengue? Entenda mais sobre esse boato - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 04/03/2024, às 17h35


Com o aumento de casos da Dengue no Brasil e em meio a uma infinidade de informações sobre saúde e bem-estar, circulam diversas crenças populares sobre remédios caseiros que prometem aliviar ou até mesmo curar doenças comuns, como a gripe. Uma dessas ideias disseminadas é a crença de que consumir alho pode repelir o mosquito da dengue.

Apesar de ser um alimento com propriedades benéficas à saúde, o alho não possui o poder de repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica de que o consumo de alho seja eficaz na prevenção da doença.

Especialistas em saúde pública já desmentiram essa ideia diversas vezes. É verdade que esses alimentos podem causar um odor perceptível na pele, mas a quantidade ingerida em uma dieta normal não é suficiente para repelir o aedes aegypti de forma eficaz.

Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), afirmou ao site Viral que, comer alho cru “não tem nenhuma repercussão ao nível do odor do nosso corpo. Não há evidência científica que comprove que o alho altera o nosso odor corporal.”

Lembre-se: a melhor forma de se proteger da dengue é eliminar os criadouros do mosquito e usar repelentes. 

Compartilhe  

últimas notícias