Entrega de novos coletivos movidos a bateria eleva frota sustentável para 961 veículos, melhora qualidade do ar ao evitar emissão de toneladas de gás carbônico (CO2)

por Redação
Publicado em 24/09/2025, às 08h50
A cidade de São Paulo recebeu nesta semana mais 120 novos ônibus elétricos, ampliando para 961 o número de coletivos sustentáveis em circulação na capital. A medida reforça o compromisso com a mobilidade limpa e deve evitar a emissão de mais de 10 mil toneladas de CO₂ por ano, além de reduzir o consumo de diesel. Com isso, a frota da capital passa a contar com 760 veículos movidos a bateria, que se somam aos 201 trólebus já em operação.
A ampliação da frota representa um avanço significativo na redução de poluentes. Cada ônibus elétrico substitui um veículo a diesel, responsável por emitir em média 87 toneladas de gás carbônico (CO₂) por ano. Assim, a cidade deixará de lançar anualmente 10,4 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, o equivalente ao plantio de 6,4 mil árvores por veículo. Além da preservação ambiental, cada unidade elétrica evita o consumo de 35 mil litros de diesel por ano.
Os novos coletivos, entregues pela Prefeitura de São Paulo no Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, oferecem mais conforto para a população e para os trabalhadores. Todos vêm equipados com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi e apresentam níveis muito menores de ruído, o que proporciona viagens mais tranquilas. Para os motoristas, a mudança também se reflete em melhores condições de trabalho, com menos vibração, ausência de ruído e maior bem-estar durante as jornadas.
A frota também contribui para a segurança da cidade: dos veículos entregues, 10 já contam com câmeras integradas ao programa Smart Sampa, que amplia o monitoramento em tempo real. No total, são 20 coletivos com os equipamentos.
Na semana anterior, a Prefeitura autorizou a instalação dos primeiros BESS (Battery Energy Storage System) em garagens das zonas Sul e Oeste. Essa tecnologia inovadora permite que as operadoras carreguem até 120 ônibus por ciclo de abastecimento, de forma independente da distribuidora de energia. Caso sejam utilizados dois ciclos diários, o sistema pode atender até 240 veículos em cada garagem.
Com potência de 4,5 MW por unidade, os BESS marcam uma etapa inédita no transporte público nacional. A previsão é que os primeiros sistemas sejam implantados em até 90 dias, ampliando a infraestrutura de carregamento da frota elétrica e fortalecendo o cumprimento das metas ambientais da cidade.
O investimento é fruto de parceria com a Huawei, fornecedora da tecnologia, e com o Grupo Matrix Energia, responsável pelo financiamento e implantação do projeto, sem custos para o município.
Com a chegada dos novos ônibus e a implantação dos sistemas de armazenamento de energia, São Paulo reafirma sua posição de referência nacional em mobilidade sustentável. A substituição gradual da frota movida a diesel pelos veículos de energia limpa está prevista no Programa de Metas da Prefeitura, que prioriza ações de combate às mudanças climáticas e melhora da qualidade do ar para toda a população.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O desabafo de Roberto Barros e a realidade dos músicos de apoio

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

CBF protesta contra arbitragem e pede à Fifa afastamento de árbitro após gol anulado de Vini Jr.

Mãe de menino e auxiliar de enfermagem são encontrados mortos após tentativa de sequestro em SP

Caso do filme "Dark Horse" pode levar Polícia Federal a abrir até três novos inquéritos

Valdemar classifica crise entre Michelle e Flávio Bolsonaro como muito séria e antecipa retorno ao Brasil

Petrobras retoma obra de fábrica de fertilizantes com investimento superior a R$ 5 bilhões

Brasil terá Japão pela frente na segunda fase da Copa do Mundo de 2026

Preso na Papudinha, Vorcaro ganha cela ampla e acesso à TV após deixar custódia da PF