Diário de São Paulo
Siga-nos
Inteligência Artificial

TSE irá discutir e votar sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) durante as eleições

Os ministros devem debater como será o uso de ferramentas da inteligência artificial durante as eleições municipais em 2024

TSE irá discutir e votar sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) durante as eleições - Imagem: reprodução Twitter I @NewsLiberdade
TSE irá discutir e votar sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) durante as eleições - Imagem: reprodução Twitter I @NewsLiberdade

Milleny Ferreira Publicado em 27/02/2024, às 12h38


Nesta terça-feira (27) irá acontecer uma sessão para votação das regras para as eleições municipais de 2024.

A reunião marcada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abordará uma nova resolução sobre propaganda eleitoral, onde irá determinar como será o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas campanhas.

A princípio, a ministra Cármen Lúciapropôs que a utilização da ferramenta seja “fabricado ou manipulado” por meio da IA, sendo permitido desde que a informação seja informada ao público de forma  “explícita e destacada”.

Além disso, o texto proíbe o uso do material feito a partir da IA para descontextualizar falas ou situações, e que assim, possam causar danos à eleição.

De acordo com informações da CNN Brasil, a minuta sobre este tema foi divulgada em janeiro, e em sequência aconteceram audiências durante o dia 23 ao dia 25, que foram públicas e na sede do TSE, para receber contribuições sobre as normas eleitorais.

Enquanto isso, o restante dos ministros estudaram sobre as resoluções sobre as eleições e podem sugerir alterações e mudanças do projeto.

E já aconteceu por mais de uma oportunidade que o presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes defendeu a ideia de ser totalmente perigoso o uso de materiais manipulados pela Inteligência Artificial.

Compartilhe  

últimas notícias