O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta quinta-feira (9) os diplomas do prefeito de Lins (SP), Edgar de Souza, e de seu vice, Carlos
Redação Publicado em 10/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h19
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta quinta-feira (9) os diplomas do prefeito de Lins (SP), Edgar de Souza, e de seu vice, Carlos Alberto Daher, ambos do PSDB. O órgão também declarou que o prefeito não pode ser eleito por oito anos. Ainda cabe recurso da decisão.
O decisão final foi proferida na sessão plenária desta quinta-feira por voto de desempate do presidente do TRE, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin.
Por telefone, o prefeito informou que aguarda a publicação da decisão para recorrer no TRE e no TSE. Edgar afirmou que o processo é sobre a divulgação de serviços públicos fora da época de propaganda eleitoral.
O acórdão se fundamentou na prática de abuso de poder político pelo prefeito durante a campanha eleitoral de 2016.
Conforme a sentença, o abuso “se caracterizou pela ofensa ao princípio da impessoalidade em propagandas” realizadas por Edgar de Souza no exercício do cargo de prefeito.
Segundo o TRE, houve divulgação de propagandas pela prefeitura nos três meses que antecederam as eleições de 2016, período vedado pela legislação. O presidente do TRE considerou que os atos praticados pelo candidato eleito foram “dotados de gravidade suficiente para gerar a cassação dos diplomas”.
Além das sanções de cassação e de inelegibilidade, o colegiado aplicou multa de R$ 50 mil ao prefeito e de R$ 5.320,50 ao vice, e também à coligação que os elegeu.
Edgar de Souza e Carlos Alberto Daher foram eleitos com 17.491 votos (47,99%) nas eleições municipais de 2016. Comparecerem às urnas 42.263 eleitores, cerca de 75% dos 56.529 eleitores da cidade aptos a votar.
Leia também
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Querido ator de Castelo Rá Tim Bum morre e causa da morte é revelada
VAZOU - ex de Jojo Todynho é flagrado em momento quente com cantora
Greve de ônibus em SP vai acontecer? Sindicato responde
PUBLICIDADE LEGAL - 01/12/2023
Possível volta? Simone e Simaria se reencontram depois de meses separadas; veja vídeo
Leo Dias se manifesta depois de ser exposto em vídeo: ''Não sou celebridade''
São Paulo: criminosos explodem agências bancárias em Paraibuna
Suposta filha de Leonardo explica motivo de ter desistido de comprovar a paternidade