Ex-presidente avaliou que ministros devem evitar embates públicos e afirmou que o país viveu radicalização política nos últimos anos

Redação Publicado em 27/04/2026, às 17h31 - Atualizado às 17h50
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta segunda-feira (27), que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não deveria ter rebatido publicamente o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) após a divulgação de vídeos com críticas à Corte.
A declaração foi feita durante participação no 8º Fórum Paulista de Desenvolvimento, realizado em Itu, no interior de São Paulo. Para Temer, quando integrantes do Judiciário respondem a provocações políticas, acabam ampliando o debate e oferecendo mais espaço para novos ataques.
Entenda a polêmica
A polêmica começou após entrevista concedida por Gilmar Mendes na semana passada, quando comentou vídeos produzidos com inteligência artificial e compartilhados por Zema envolvendo ministros do Supremo. Na ocasião, o magistrado disse que existem limites para sátiras dirigidas à Corte e fez uma comparação que gerou forte repercussão.
No caso, o ministro afirmou que não aceitaria ser retratado como um “boneco homossexual”. Após a repercussão negativa, o ministro reconheceu o erro e pediu desculpas publicamente. Em resposta, o ex-governador classificou a fala como ofensiva e xenofóbica.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça