A medida, que havia sido interrompida em agosto deste ano, foi endossada por seis votos a zero até o momento

William Oliveira Publicado em 03/12/2024, às 09h24
O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma maioria decisiva nesta segunda-feira (2), em apoio à decisão do ministro Flávio Dino que autoriza a retomada dos pagamentos das emendas parlamentares, agora condicionados a novos critérios de transparência. A medida, que havia sido interrompida em agosto deste ano, foi endossada por seis votos a zero até o momento.
Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram favoravelmente à manutenção da decisão durante uma sessão extraordinária realizada no plenário virtual, que se estenderá até a noite de terça-feira (3). Ainda aguardam-se as manifestações dos ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
Para assegurar a transparência na execução orçamentária, o ministro Dino estipulou que as emendas de relator e de comissão devem ter os parlamentares responsáveis identificados nominalmente no Portal da Transparência. Além disso, as chamadas "emendas Pix" — ou emendas de transferência especial — exigirão a apresentação de um plano de trabalho prévio.
A autorização para os repasses foi emitida após o Congresso Nacional aprovar uma legislação que estabelece novas diretrizes para as emendas parlamentares. O projeto foi sancionado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

O lugar a que pertencemos

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Ex-jogador Leandro Guerreiro é preso por dívida de pensão alimentícia em São Paulo

Hapvida inaugura novo Centro de Pesquisa Clínica e reforça aposta na inovação em saúde

Em depoimento, Bolsonaro diz que não podia ficar desarmado durante prisão domiciliar: “três mulheres em casa”

Enel investe R$ 2,9 milhões em eficiência energética no TRE de São Paulo