Além do ministro, Flávio Dino e Cristiano Zanin também atuarão no julgamento do ex-presidente

William Oliveira Publicado em 21/03/2025, às 09h04
Na última quinta-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin atuarão no julgamento da denúncia sobre a suposta trama golpista, marcado para o dia 25.
A Corte concluiu o julgamento virtual dos pedidos do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos generais Braga Netto e Mário Fernandes para afastar esses ministros do caso. O plenário decidiu, por 9 votos a 1, manter Moraes e Dino no julgamento. Já a tentativa de afastar Zanin foi rejeitada por unanimidade, com 10 votos contra.
O único voto divergente foi do ministro André Mendonça, que argumentou que Moraes não deveria ser relator da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), pois é apontado como vítima de uma tentativa de assassinato ligada ao suposto plano golpista. Sobre Dino, Mendonça destacou que o ministro havia protocolado uma ação contra Bolsonaro antes de assumir o STF, o que comprometeria sua imparcialidade. No entanto, ele defendeu a permanência de Zanin, afirmando que sua atuação como advogado na campanha de Lula não afeta sua capacidade de julgar o caso.
No mês passado, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já havia negado pedidos da defesa de Bolsonaro para afastar Zanin e Dino. Após essa decisão, os advogados recorreram ao plenário. Eles alegaram que Dino processou Bolsonaro quando era ministro da Justiça e que Zanin atuou como advogado da campanha de Lula em 2022, promovendo ações contra a chapa do ex-presidente.
Barroso também rejeitou um pedido da defesa de Braga Netto para afastar Moraes do caso, sob o argumento de que o ministro é considerado uma das vítimas da suposta trama.
O julgamento da denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e outros seis investigados ocorrerá no dia 25 deste mês pela Primeira Turma do STF. Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder formalmente em uma ação penal na Corte.
A Primeira Turma, responsável por ações penais, é composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Como Moraes é o relator do caso, o julgamento será feito por esse colegiado.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares