Diário de São Paulo
Siga-nos
PREOCUPANTE

Reforma eleitoral que afrouxa a legislação é aprovada

A reforma flexibiliza várias normas, como o uso do Fundo Eleitoral, a prestação de contas e a cota feminina de 30%

Câmara dos Deputados. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Câmara dos Deputados. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 14/09/2023, às 08h17


A Câmara dos Deputados aprovou o primeiro projeto de lei da minirreforma eleitoral nesta quarta-feira (13 de setembro de 2023). A votação dos destaques e a análise do projeto de lei complementar da minirreforma serão realizadas na quinta-feira (14 de setembro de 2023). Para que as mudanças possam valer nas eleições de 2024, os projetos precisam ser aprovados na Câmara, no Senado e posteriormente sancionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 6 de outubro.

O projeto de lei (PL 4438 de 2023) aborda diversas mudanças na legislação eleitoral, e sua aprovação na Câmara ocorreu com 367 votos a favor, 86 contrários e uma abstenção. Apesar de ser chamada de "minirreforma", a reforma é abrangente e flexibiliza várias regras eleitorais, incluindo o uso do Fundo Eleitoral, prestação de contas e a cota feminina de 30%.

Uma das mudanças significativas permite que as doações via Pix sejam realizadas por pessoas físicas usando qualquer chave, não sendo mais necessário que a chave seja o CPF. Atualmente, as doações precisam ser feitas com a chave do CPF, e há um limite de 10% dos rendimentos brutos declarados pelo doador à Receita Federal no ano anterior à eleição. O projeto estabelece que as instituições financeiras deverão enviar um relatório do perfil do doador por Pixpara a Justiça Eleitoral, partidos políticos e candidatos em até 72 horas após a transação.

A reforma eleitoral também foi discutida em um grupo de trabalho liderado pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ) e composto por outros seis deputados. Espera-se que mais mudanças eleitorais sejam discutidas no futuro, abordando temas como políticas relacionadas a fake news e a revisão do sistema de cotas, que não foram contemplados nesta reforma.

As reformas eleitoraistêm impacto direto no sistema político brasileiro e na maneira como as eleições são conduzidas no país. Portanto, a discussão dessas mudanças é de grande relevância para o cenário político nacional.

Compartilhe  

últimas notícias