Diário de São Paulo
Siga-nos

Quais são os benefícios de ser mesário nessa eleição?

Os interessados em trabalhar como mesário nas eleições municipais ainda podem se candidatar. Os voluntários inscritos e não convocados até agora poderão ser

Quais são os benefícios de ser mesário nessa eleição?
Quais são os benefícios de ser mesário nessa eleição?

Redação Publicado em 26/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 21h09


Benefícios a mesários na eleição vão de folga a desempate em concursos

Inscrição para ser voluntário pode ser feita durante o ano todo.
Candidatos a mesários voluntários ainda poderão ser chamados.

Os interessados em trabalhar como mesário nas eleições municipais ainda podem se candidatar. Os voluntários inscritos e não convocados até agora poderão ser chamados para substituir os membros nomeados que não poderão comparecer no dia da votação.

Entre as vantagens de atuar como mesário estão o direito a dois dias de folga no trabalho, sendo mais dois dias de folga para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos (desde que haja essa previsão no edital). Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito a 30 horas de crédito na grade extracurricular (desde que a instituição tenha convênio com o tribunal do estado).

O voluntário também recebe um certificado de reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

A inscrição voluntária pode ser feita durante todo o ano no cartório eleitoral referente à zona de votação do voluntário ou pela internet. Para acessar o formulário de cada estado, basta entrarno site do TSE. O candidato deverá ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Não podem ser mesários os candidatos e os parentes deles, ainda que por afinidade, até o segundo grau. Também estão impedidos os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

A convocação de mesários deste ano ocorreu até o dia 3 de agosto. O convocado, no entanto, pode apresentar justificativa caso não possa comparecer. A análise é feita caso a caso pelo juiz eleitoral. A convocação de mesários voluntários para suprir essa falta fica a critério de cada zona eleitoral.

Os candidatos a mesários voluntários que não forem chamados para trabalhar nas eleições de 2016 poderão ser convocados em outros anos.

O que faz um mesário
O mesário é nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições. Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Eles são convocados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei.

Os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação.

De acordo com o TSE, “o trabalho dos mesários é considerado de suma importância para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988”.

Compartilhe  

últimas notícias