Diário de São Paulo
Siga-nos
Agenda internacional

Ministro da Fazenda inicia agenda internacional para ampliar protagonismo do Brasil

Viagem inclui EUA e Europa, com foco em reforma tributária global, clima e cooperação econômica

A missão do ministro ocorre em um cenário de tensões geopolíticas, visando ampliar a presença do Brasil em pautas globais importantes - Imagem: Reprodução/Diogo Zacarias/MF
A missão do ministro ocorre em um cenário de tensões geopolíticas, visando ampliar a presença do Brasil em pautas globais importantes - Imagem: Reprodução/Diogo Zacarias/MF

Letícia Sales Publicado em 12/04/2026, às 10h21


O ministro da Fazenda, Dario Durigan, inicia na segunda-feira (13) sua primeira agenda internacional desde que assumiu o cargo, em substituição a Fernando Haddad. A viagem, que segue até o dia 20, inclui compromissos nos Estados Unidos, Espanha e Alemanha.

O roteiro começa em Washington, onde o ministro participa das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. Os encontros reúnem autoridades econômicas globais para discutir temas como crescimento sustentável, estabilidade financeira e cooperação internacional.

Na agenda, estão previstas reuniões com lideranças como Kristalina Georgieva, Ajay Banga, Roland Lescure, Lan Fo’an e Lars Klingbeil.

A partir do dia 19, Durigan acompanha a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em compromissos na Europa. A agenda inclui discussões sobre defesa da democracia, política industrial e fortalecimento de parcerias estratégicas.

A missão ocorre em um contexto internacional marcado por tensões geopolíticas e debates sobre transição energética e justiça tributária. O objetivo do governo brasileiro é ampliar sua presença nas discussões globais e reforçar o papel do país em pautas como clima, desenvolvimento sustentável e governança econômica.


últimas notícias