Diário de São Paulo
Siga-nos
Lava Jato

Marcelo Odebrecht presta dois anos de serviço comunitário no HC e conquista liberdade

O executivo foi peça importante na operação Lava Jato e passou despercebido no hospital de SP

Marcelo Odebrecht presta dois anos de serviço comunitário no HC e conquista liberdade - Imagem: divulgação
Marcelo Odebrecht presta dois anos de serviço comunitário no HC e conquista liberdade - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 28/04/2023, às 12h21


Marcelo Odebrecht, um dos homens mais ricos do país e peça-chave no desenvolvimento da Operação Lava Jato, passou dois anos prestando serviço comunitário no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e conseguiu terminar de cumprir a pena a que foi sentenciado por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Sem ser notado por médicos e outros funcionários da unidade de saúde, Marcelo começou a bater ponto no hospital em junho de 2021 e trabalhou lá até janeiro deste ano. Durante todo esse período, poucos sabiam da sua presença no complexo.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o ex-presidente da empreiteira Odebrecht frequentava o hospital pelo menos duas vezes por semana. Ele fazia trabalhos na área administrativa e auxiliava em discussões de melhoria de processos e da execução de revisão de fluxo de trabalho.

Marcelo também atendia demandas administrativas gerais nas áreas subordinadas à superintendência e à chefia de gabinete.

O HC fez um convênio em 2018 com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de SP (Cepema), que acompanha o cumprimento das penas restritivas de direitos no estado. Marcelo Odebrecht foi uma das 50 pessoas que passaram pelo hospital para prestar serviços à comunidade e cumprir a pena alternativa.

O executivo foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro em 2016. Marcelo Odebrecht fez um acordo de delação premiada que reduziu a sua pena para dez anos. Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu ainda mais o período de detenção para sete anos, agora já cumpridos.

Compartilhe  

últimas notícias