O executivo foi peça importante na operação Lava Jato e passou despercebido no hospital de SP

Nathalia Jesus Publicado em 28/04/2023, às 12h21
Marcelo Odebrecht, um dos homens mais ricos do país e peça-chave no desenvolvimento da Operação Lava Jato, passou dois anos prestando serviço comunitário no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e conseguiu terminar de cumprir a pena a que foi sentenciado por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Sem ser notado por médicos e outros funcionários da unidade de saúde, Marcelo começou a bater ponto no hospital em junho de 2021 e trabalhou lá até janeiro deste ano. Durante todo esse período, poucos sabiam da sua presença no complexo.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, o ex-presidente da empreiteira Odebrecht frequentava o hospital pelo menos duas vezes por semana. Ele fazia trabalhos na área administrativa e auxiliava em discussões de melhoria de processos e da execução de revisão de fluxo de trabalho.
Marcelo também atendia demandas administrativas gerais nas áreas subordinadas à superintendência e à chefia de gabinete.
O HC fez um convênio em 2018 com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de SP (Cepema), que acompanha o cumprimento das penas restritivas de direitos no estado. Marcelo Odebrecht foi uma das 50 pessoas que passaram pelo hospital para prestar serviços à comunidade e cumprir a pena alternativa.
O executivo foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro em 2016. Marcelo Odebrecht fez um acordo de delação premiada que reduziu a sua pena para dez anos. Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu ainda mais o período de detenção para sete anos, agora já cumpridos.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema