Diário de São Paulo
Siga-nos

Lula não vai à posse de Milei, confirma Planalto

Brasil será representado pelo ministro Mauro Vieira

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Palácio do Planalto
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Palácio do Planalto

Marina Roveda Publicado em 06/12/2023, às 08h03


A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou nesta terça-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá à posse de Javier Milei como presidente da Argentina. A cerimônia está marcada para o próximo domingo (10) em Buenos Aires. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores.

O convite foi entregue ao governo brasileiro em uma reunião entre Mauro Vieira e Diana Mondino, futura chanceler argentina, realizada no último dia 26. Embora a Argentina seja um importante parceiro comercial para o Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não comparece à posse do presidente argentino.

Durante a campanha presidencial argentina, Javier Milei fez críticas a Lula, chamando-o de "corrupto" e prometendo romper relações com o Brasil se eleito. Diante desse cenário, membros do governo Lula passaram a manifestar apoio à vitória de Sérgio Massa, ministro da Economia do governo Fernández.

Ao ser questionado sobre o tema, Lula optou por não comentar a eleição no país vizinho, destacando a soberania do povo argentino e a importância da relação bilateral entre Brasil e Argentina.

O presidente brasileiro parabenizou a Argentina e suas instituições após a confirmação dos resultados, mas não mencionou o nome de Javier Milei em sua mensagem publicada em uma rede social.

Compartilhe  

últimas notícias