Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Lula morreu? Assessoria do petista esclarece a teoria divulgada por grupos de oposição

O boato ganhou repercussão após ser declarado pelo vice-prefeito de Angra dos Reis

Lula (PT) em evento durante campanha presidencial de 2022 - Imagem: reprodução/Facebook
Lula (PT) em evento durante campanha presidencial de 2022 - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 29/11/2022, às 12h11


Em diversos grupos de direita nas redes sociais, circula uma nova teoria que alega que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria morto e foi substituído por um sósia, com a ajuda dos executivos da Rede Globo.

No entanto, a informação falsa foi duramente criticada pela assessoria do político.

O boato ganhou repercussão nos últimos dias, depois que o vice-prefeito de Angra dos Reis (RJ), o médico Christiano Alvernaz (Republicanos), publicou um vídeo no qual fala sobre supostos indícios da morte do petista.

“Estou dizendo que está tudo muito estranho. É muito conveniente ele operar a região cervical e dizer que está poupando a voz e agora só se comunica por mensagem escrita. Uma operação nessa parte onde ele tinha o nódulo não pega prega vocal. Pelo amor de Deus. Eu sou médico e conheço a anatomia”, disse o vice-prefeito.

Após essa declaração, alguns áudios, vídeos e fotos começaram a circular nos grupos de direita sobre a teoria que, segundo os especuladores, estaria sendo encoberta para evitar eventual golpe contra o presidente eleito.

“O Projac, da Rede Globo, criou máscara de silicone para [o sósia] aparecer em público. Querem que a chapa seja diplomada no dia 19 agora, e vão dizer ao mundo que ele [Lula] morreu e quem assume é o Alckmin. Mas ele já está morto desde dia 5”, diz uma mulher em um dos áudios compartilhados nas redes sociais.

Devido à reverberação dessa teoria, a assessoria de imprensa de Lula se manifestou e condenou as informações, consideradas falsas, divulgadas pelos opositores do político.

“Lógico que isso é uma mentira e uma bobagem. Existe um sistema de disseminação de fake news do bolsonarismo, em especial a partir de áudios falsos no Telegram, que divulga todo o tipo de besteira com tom conspiratório”, disse a assessoria, em nota.

E acrescentou: “O presidente eleito está vivo, bem, com nove dedos e em plena saúde após ter se recuperado de um procedimento feito semana passada”.

Compartilhe  

últimas notícias