Diário de São Paulo
Siga-nos
LIÇÃO

Gilmar Mendes defende que os atos do 8 de Janeiro são uma forma de responsabilizar as plataformas

O decano do STF espera que o Congresso assuma a responsabilidade de encontrar uma regulação adequada para as plataformas

Gilmar Mendes - Imagem: Divulgação / TSE
Gilmar Mendes - Imagem: Divulgação / TSE

Marina Roveda Publicado em 16/05/2023, às 08h06


Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou em entrevista ao jornalista Clébio Cavagnolle a importância dos atos extremistas ocorridos em Brasília em 8 de janeiro como uma oportunidade para cobrar responsabilidades das plataformas de redes sociais. Durante o programa 'JR Entrevista', Mendes ressaltou a necessidade de uma regulação adequada e responsabilização das plataformas, citando os exemplos da Alemanha e da União Europeia.

O ministro expressou sua esperança de que o Congresso Nacional assuma essa tarefa e encontre um meio de regulação que seja legitimado democraticamente e adequado para todos. Ele também ressaltou a importância de rever o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que, embora tenha regulado a vida na internet até agora, sugere certa obsolescência.

Para Mendes, a regulação atual não é suficiente para responsabilizar as plataformas, e o que está em jogo é o equilíbrio e o espaço público. Ele ressaltou a necessidade de encontrar um meio de regulação que leve em consideração esses aspectos fundamentais.

Compartilhe  

últimas notícias