Diário de São Paulo
Siga-nos
CASAMENTO POR AMOR

Índia sugere proposta revolucionária para casamentos no país

Discussões sobre consentimento parental ganham destaque em Gujarat

Casamento indiano. - Imagem: Pixabay
Casamento indiano. - Imagem: Pixabay

Marina Roveda Publicado em 02/08/2023, às 08h52


O governo do estado indianode Gujarat enviou uma proposta para requerer o consentimento dos pais para que as mulheres possam se casar por amor. A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de casos de moças fugindo para se casarem livremente. A sugestão foi feita pelo chefe do governo regional, Bhupendra Patel, durante um evento em Gujarat no último domingo, 30.

Ele propôs que fosse realizado um estudo sobre os casos de fuga de meninas para avaliar a possibilidade de tornar o consentimento dos pais obrigatório nos casamentos por amor. O ministro da Saúde estadual, Rushikesh Patel, encomendou a pesquisa, que será realizada desde que esteja de acordo com a Constituição do país.

A proposta ganhou destaque na imprensa indiana um dia depois e recebeu críticas de um dos deputados da oposição na assembleia legislativa de Gujarat, Imran Khedavala. Ele defendeu que o consentimento dos pais seja obrigatório nos casamentos por amor, alegando que os pais criam suas filhas durante anos e que elas não devem se casar com qualquer pessoa sem considerar suas opiniões.

Essa proposta surge quatro meses após um membro do Partido Bharatiya Janata (BJP), partido também do primeiro-ministro Narendra Modi, ter exigido uma emenda semelhante à lei para tornar o consentimento dos pais obrigatório no casamento. Gujarat é um importante reduto do nacionalismo hindu e é conhecido por sua maioria parlamentar no partido. O estado é o local de nascimento e berço político de Modi, que anteriormente atuou como chefe do governo regional por 13 anos antes de ingressar na política nacional e vencer as eleições gerais em 2014 e 2019.

Compartilhe  

últimas notícias