Líderes discutiram a proposta de paz defendida pelo Brasil e pela China em relação à guerra na Ucrânia
William Oliveira Publicado em 18/09/2024, às 12h43
Nesta quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
De acordo com o governo brasileiro, durante a conversa, Lula e Putin trataram das queimadas no Brasil e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Em nota, o Palácio do Planalto ainda informou que Putin "manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais".
O governo brasileiro também afirmou que os dois presidentes discutiram a proposta de paz defendida pelo Brasil e pela China em relação ao confronto entre russos e ucranianos. Na próxima semana, após a Assembleia Geral das Nações Unidas, o governo brasileiro e o governo chinês farão uma apresentação em Nova York sobre a proposta.
Em junho deste ano, o líder do Executivo optou por não participar de um encontro sobre a guerra liderado pela Suíça. Na ocasião, Lula argumentou que a paz seria discutida sem a participação de representantes da Rússia e defendeu que a negociação deve incluir representantes russos e ucranianos para a intermediação das negociações de cessar-fogo.
Anteriormente, Lula já se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que costuma criticá-lo por considerar a posição do petista favorável a Putin.
Cúpula dos BRICS
De acordo com o comunicado, os presidentes ainda conversaram sobre a cúpula dos BRICS, que será realizada na Rússia em outubro. A cúpula dos países do BRICS ocorrerá entre 22 e 24 de outubro em Kazan.
O BRICS é um bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Recentemente, o grupo recebeu Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos como novos integrantes.
Atualmente, Lula tem previsão de fazer a primeira visita à Rússia neste terceiro mandato como presidente. A cúpula dos países do BRICS ocorrerá entre 22 e 24 de outubro em Kazan.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Kim Jong-un ameaça a Coreia do Sul com ataques nucleares, caso seja provocado
Evo Morales, ex-presidente boliviano, é acusado por estupro de adolescente
Embarcação naufraga em lago no Congo e resulta na morte de 78 pessoas
Fãs se surpreendem ao encontrar Bruno Mars em bar da Vila Madalena
Filha de Cupertino quer prestar depoimento sem a presença do pai