Diário de São Paulo
Siga-nos
Segundo Turno

Eleitores de 103 cidades podem voltar às urnas em outubro

Cidades com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno nas eleições municipais

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução / Freepik
Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 24/09/2024, às 09h48


Em todo o Brasil, 103 municípios poderão ter segundo turno nas eleições municipais de 2024, caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta (mais de 50% dos votos válidos) no primeiro turno. O primeiro turno da eleição, que escolherá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 6 de outubro. Apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores, conforme previsto na Constituição Federal e na Resolução TSE 23.734/2024, terão direito ao segundo turno. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, será eleito o candidato com o maior número de votos válidos no primeiro turno.

Para os municípios que não definirem o prefeito no primeiro turno, uma nova rodada de votação será realizada em 27 de outubro, no último domingo do mês. Todas as 26 capitais brasileiras, com exceção do Distrito Federal, podem ter segundo turno, conforme o tamanho de seus eleitorados.

O Distrito Federal, apesar de ter uma população de mais de 2,81 milhões de habitantes, não realiza eleições municipais. De acordo com a Constituição de 1988, o DF tem uma estrutura administrativa única, com governador e deputados distritais, sendo proibida sua divisão em municípios.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 103 municípios aptos a realizar o segundo turno somam 60,5 milhões de eleitores, o que representa 38,8% do eleitorado nacional. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as que concentram o maior número de eleitores, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de votantes, respectivamente.

Em contrapartida, os municípios de Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) estão entre os que possuem o menor número de eleitores aptos a participar de um eventual segundo turno, com pouco mais de 200 mil votantes cada.

O estado de São Paulo lidera com 30 municípios aptos a realizar o segundo turno, seguido pelo Rio de Janeiro com 11 e Minas Gerais com oito cidades. Desde a última eleição, nove novos municípios passaram a contar com mais de 200 mil eleitores, entre eles Camaçari (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Palmas (TO). No entanto, algumas cidades, como Governador Valadares (MG), tiveram redução no número de eleitores e não poderão realizar segundo turno em 2024.

No total, o Brasil conta com mais de 155,9 milhões de eleitores registrados para as eleições municipais deste ano, que decidirão o futuro político das 5.569 cidades do país.

Compartilhe