Diário de São Paulo
Siga-nos
Se deu mal

Ciro Gomes tem herança penhorada para pagar indenização ao vereador Fernando Holiday; entenda

Um imóvel em Sobral, no Ceará, que Ciro herdou da mãe foi utilizado na ação

Ciro Gomes tem herança penhorada para pagar indenização ao vereador Fernando Holiday; entenda - Imagem: Agência Brasil e Câmara Municipal de São Paulo
Ciro Gomes tem herança penhorada para pagar indenização ao vereador Fernando Holiday; entenda - Imagem: Agência Brasil e Câmara Municipal de São Paulo

Nathalia Jesus Publicado em 11/02/2023, às 20h23


A Justiça de São Paulo estabeleceu a penhora de um imóvel no nome do ex-ministro Ciro Gomes para garantir o pagamento da indenização determinada pelo tribunal por danos morais em favor do vereador Fernando Holiday (Republicanos).

O imóvel em questão, localizado em Sobral, no Ceará, foi uma herança deixada pela mãe do político.

Segundo o g1, Lígia Dal Colletto Bueno, juíza de direito da 1° Vara do Juizado Especial Cível da cidade de São Paulo, solicitou que três corretores avaliassem o imóvel, ao menos, para determinar o valor real do patrimônio.

Processo

Durante uma sabatina para a rádio Jovem Pan, em junho de 2018, Ciro Gomes, candidato à presidência da República na época, se referiu a Fernando Holiday como "capitãozinho do mato".

"A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão-do-mato no passado", acrescentou Ciro à fala.

Logo em fevereiro de 2019, oito meses depois da declaração, o ex-ministro foi condenado em primeira instância por danos morais pelo Tribunal de Justiça. A multa ficou estipulada em R$ 38 mil.

Na decisão, o juiz explicou que "trata-se de quantia que não se mostra ínfima nem exagerada, especialmente se considerada a extrema gravidade das ofensas, disseminadas Brasil afora".

De acordo com a defesa de Holiday, o valor corrigido da indenização corre em volta dos R$ 98,7 mil.

Nas mesmas circunstâncias, em 2020, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que um carro de luxo em nome de Ciro Gomes fosse avaliado e penhorado.

"Quando Ciro Gomes me ofendeu de forma racista no meio da campanha presidencial de 2018, pensou que eu fosse esquecer como tantos fizeram ao processá-lo. Hoje, ele perde um carro, mas valor algum pagará o racismo putrefato que a esquerda brasileira se utiliza e Ciro personifica", declarou Fernando Holiday em seu Twitter sobre a penhora do veículo na época.

Compartilhe  

últimas notícias