Diário de São Paulo
Siga-nos

Câmara aprova MP que prorroga vigência do Plano Nacional de Cultura

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória (MP) que prorroga por mais dois anos a vigência do Plano Nacional de

Câmara aprova MP que prorroga vigência do Plano Nacional de Cultura
Câmara aprova MP que prorroga vigência do Plano Nacional de Cultura

Redação Publicado em 06/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h35


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória (MP) que prorroga por mais dois anos a vigência do Plano Nacional de Cultura (PNC). Com a medida, o prazo vai até dezembro de 2022. A matéria segue para análise do Senado. Câmara aprova MP que prorroga vigência do Plano Nacional de CulturaCâmara aprova MP que prorroga vigência do Plano Nacional de Cultura

Ao justificar a edição da MP em dezembro de 2020, o governo federal argumentou que prorrogação do prazo de vigência do PNC possibilitará a tramitação de um projeto de lei para alterar a natureza do Fundo Nacional de Cultura, transformando-o em um fundo especial.

A matéria precisa ser aprovada até a próxima segunda-feira (10) para não perder a validade. Segundo o governo, caso não haja lei vigente após dezembro de 2020, o Sistema Nacional de Cultura perderá sua principal norma balizadora, “o que poderá prejudicar a gestão da cultura brasileira em todo território nacional”.

O PNC foi construído a partir da realização de fóruns, seminários, consultas públicas e conferências de cultura, iniciados em 2003, e posteriormente foi avaliado pelo Conselho Nacional de Política Cultural antes de ser transformado em lei em 2010.

Segundo a Secretaria Especial da Cultura, órgão vinculado ao Ministério do Turismo, o plano é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais.A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.

.

.

.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias