O presidente Jair Bolsonaro afirmou em vídeo exibido nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia que o governo brasileiro tem compromisso com a

Redação Publicado em 10/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h12
O presidente Jair Bolsonaro afirmou em vídeo exibido nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia que o governo brasileiro tem compromisso com a democracia e com os direitos humanos.
A cúpula foi organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e reuniu líderes de cerca de 100 países de forma virtual em razão da pandemia.
“Esta é uma oportunidade para renovar, no mais alto nível, nosso compromisso comum com a defesa da democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”, afirmou Bolsonaro no vídeo.
Ainda no discurso, o presidente disse que o governo trabalha com “determinação” para “forjar uma cultura de diálogo, liberdade e inclusão social”.
“Estamos empenhados em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável”, acrescentou.
Nesta quinta, no discurso de abertura da cúpula, Joe Biden defendeu a participação de mulheres na política e a liberdade de imprensa.
“Todas as vozes precisam ser ouvidas”, afirmou. “[O governo americano] quer melhorar a presença das mulheres e meninas na política, também empoderar a comunidade LGBTQIA+”, completou.
Embora tenha feito uma defesa da democracia na cúpula, há três meses, no feriado de 7 de Setembro deste ano, Dia da Independência, Bolsonaro participou de um ato pró-governo em Brasília no qual fez ameaças golpistas ao Supremo Tribunal Federal (STF) — relembre no vídeo acima.
Na ocasião, disse que “uma pessoa específica da região dos três poderes” está “barbarizando” a população e fazendo “prisões políticas”, que, segundo afirmou, não se pode mais aceitar.
“Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos três poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, disse o presidente aos apoiadores.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares