Diário de São Paulo
Siga-nos

Thiago Brennand é detido nos Emirados Árabes Unidos

Nesta terça-feira, dia 18, a Polícia Federal deve enviar quatro policiais para trazer o suspeito de volta ao Brasil

Thiago Brennand. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Thiago Brennand. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Roveda Publicado em 18/04/2023, às 08h32


De acordo com fontes da Polícia Federal, o empresário Thiago Brennand, acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça, foi preso nos Emirados Árabes Unidose a informação foi confirmada pela TV Globo nesta segunda-feira (17). A PF deve enviar uma equipe de quatro policiais ao país para trazê-lo de volta ao Brasil nesta terça-feira (18), após autoridades dos Emirados Árabes Unidos aprovarem o pedido de extradição de Brennand no sábado (15). 

Há cinco mandados de prisão preventiva contra o empresário em território brasileiro por várias acusações, incluindo agressão, sequestro, tatuagem, estupro de uma segunda mulher e estupro de uma jovem e uma miss.

De acordo com fontes da Polícia Federal e um delegado-chefe da Interpol envolvido no caso, saiba quais são os próximos passos para a extradição de Thiago Brennand:

Brennand já está detido nos Emirados Árabes?

Sim, porém, até domingo (16), ele estava cumprindo medidas cautelares em liberdade.

Qual autoridade será responsável pelo processo de extradição?

A Polícia Federal, por meio da Diretoria Internacional, irá buscar Brennand no exterior. Normalmente, dois policiais são enviados para realizar o trâmite, mas no caso do empresário, devido ao histórico de violência, serão quatro.

O que é necessário para que ele seja extraditado?

Para a extradição acontecer, Brennand precisou ser detido pela autoridade local e permanecer preso nos Emirados Árabes. Depois disso, a Polícia Federal efetiva a extradição. A Interpol atua apenas na publicação da Difusão Vermelha, o que já ocorreu.

Quando Brennand será extraditado? Com a prisão efetuada, o processo de extradição geralmente ocorre em poucos dias, segundo a Polícia Federal.

Quem está conduzindo as negociações para a extradição?

A Polícia Federal está tratando diretamente com o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos sobre a extradição de Thiago Brennand. É uma atividade bilateral entre o Brasil e o país asiático.

O advogado Marcio Cezar Janjacomo, que representa 12 vítimas de Brennand, afirmou que elas estão sentindo que a justiça está sendo feita. "Nenhuma delas acreditava mais na Justiça. Estavam desiludidas, porque 'poxa vida, não prendem, não acontece', enfim. Estão todas muito felizes com o resultado".

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, que atuou no caso, afirmou que assim que Brennand chegar ao Brasil, ele será encaminhado para um Centro de Detenção Provisória e a Polícia Civil assumirá as investigações.

Compartilhe  

últimas notícias