Criminoso de 18 anos, foragido desde fevereiro, foi localizado por policiais do Deic durante operação no Capão Redondo; ele é apontado como autor dos disparos que mataram o delegado Josenildo Belarmino

Lívia Gennari Publicado em 23/06/2025, às 15h20
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam, na madrugada desta segunda-feira (23), o homem apontado como autor dos disparos que mataram o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, em janeiro deste ano. A captura aconteceu durante um evento de música no Capão Redondo, na zona sul da capital paulista.
A prisão foi efetuada por agentes da 2ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), que encontraram o suspeito pilotando uma motocicleta com placas adulteradas e registro de roubo feito no último dia 15. O homem, de 18 anos, já havia sido identificado pela Polícia Civile estava foragido desde fevereiro, quando teve a prisão temporária decretada pela Justiça.
Durante a abordagem, os policiais também apreenderam um celular e o veículo utilizado pelo suspeito. Ele foi encaminhado à sede da DCCiber, onde o caso foi registrado como captura de procurado, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e localização/apreensão de veículo.
Este é o quinto preso por envolvimento no latrocínio que vitimou o delegado. A investigação indica que o jovem detido nesta segunda foi quem atirou contra Josenildo.
Prisões anteriores
Quatro outros suspeitos já haviam sido detidos em ações anteriores da polícia. O primeiro deles foi localizado duas semanas após o crime, no dia 28 de janeiro, em Paraisópolis. No fim de fevereiro, mais dois homens foram presos após uma tentativa de assalto frustrada por um policial militar aposentado, na Vila Cruzeiro.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o crime teria contado com apoio logístico de uma mulher conhecida como “mainha do crime”, presa no mesmo período. No endereço dela, os agentes apreenderam mochilas de entrega, capacetes, três armas de fogo e eletrônicos que estão sob análise.
O crime
O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior foi assassinado na manhã de 14 de janeiro, na Rua Amaro Guerra, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Ele foi abordado por um homem em uma moto que se passava por entregador. Câmeras de segurança flagraram a ação.
O criminoso anunciou o assalto e, ao perceber que a vítima estava armada, atirou contra ela. Belarmino foi atingido pelas costas e teve sua arma levada. O delegado chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos.
Natural de Gravatá, em Pernambuco, Belarmino tinha 36 anos e atuava como delegado da Polícia Civil de São Paulo há apenas oito meses.
Leia também

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Igor 3K rebate Monark e Sérgio Sacani, nega calote e revela bastidores com o Flow

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

CBF protesta contra arbitragem e pede à Fifa afastamento de árbitro após gol anulado de Vini Jr.

Cerimônia memorial de Oliver Tree terá transmissão ao vivo

Capela dos Aflitos é reaberta na Liberdade, centro de São Paulo

Em 28 de junho, nascia Luigi Pirandello, o mestre das máscaras humanas

Polícia prende dois suspeitos de envolvimento no crime contra irmão de Eloá; veja o que se sabe

Trump ameaça destruir Irã e faz declaração explosiva após novos ataques dos EUA