Diário de São Paulo
Siga-nos
Ibama

Quase 30 toneladas de barbatanas de tubarão são apreendidas em operação do Ibama

Entre os estados envolvidos estão Santa Catarina e São Paulo

Entre os estados envolvidos estão Santa Catarina e São Paulo - Divulgação: Ibama
Entre os estados envolvidos estão Santa Catarina e São Paulo - Divulgação: Ibama

Tamyres Sbrile Publicado em 19/06/2023, às 14h03


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou os dados da operação nacional que realizaram no país, intitulada Makaira, nesta segunda-feira, 19. O instituto apreendeu cerca de  28,7 toneladas de barbatanas de tubarão, sendo assim, o maior número do tipo encontrada no mundo. 

A pesca de tubarão é ilegal no país. Entre os estados investigados na operação estão Santa Catarina, onde encontraram 27,6 toneladas de produtos em uma única empresa e São Paulo, especificamente no Aeroporto de Guarulhos, com cerca de 1,1 toneladas. O material seria exportado ilegalmente para a Ásia.

Ainda conforme o Ibama, a operação previu a morte de 10 mil indivíduos de tubarões, especialmente de tubarão azul e anequim, conhecidos como Mako. Ambas estão na lista de ameaçados de extinção. 

As suspeitas são de que as embarcações utilizadas na captura dos animais "valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida", afirmou o Ibama.

Divulgação: Ibama
Foto: Divulgação/Ibama 

Compartilhe  

últimas notícias