Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia de SP prende quadrilha que fazia leilões falsos de carros pela internet

Imagem Polícia de SP prende quadrilha que fazia leilões falsos de carros pela internet

Redação Publicado em 07/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h02


Em tempos de crise, muita gente é atraída por negócios em leilões, porque os preços podem ser muito mais baixos. Uma quadrilha que se aproveitava disso para enganar quem tentava comprar carro pela internet foi presa nesta quarta-feira (6) no estado de São Paulo.

O negócio atraía gente que buscava uma oportunidade de comprar carros seminovos com preços mais baixos do que os de mercado. Foram oito meses de investigação. Cada um dos investigados tinha uma função diferente: alguns cuidavam da criação e da publicação das páginas falsas na internet, outros fotografavam carros em estacionamentos e divulgavam os leilões.

Não havia nenhum contato direto. Os golpistas atendiam os interessados apenas por troca de mensagens e pediam pagamento via transferência bancária.

Policiais civis de São Bernardo do Campo vistoriaram 43 endereços. Recolheram documentos e computadores e apreenderam relógios e carros de luxo. Dentro de um deles havia réplicas de armas usadas em disputas esportivas.

A polícia diz que o grupo enganou centenas de pessoas. Os suspeitos criaram pelo menos cinco páginas falsas de empresas de leilão: apresentavam fotos de todos os tipos de veículos e simulavam os eventos, como se centenas de pessoas estivessem disputando carros e motos com lances.

Segundo o delegado Miguel Ferreira da Silva, com a apreensão dos computadores, poderão descobrir se foram feitas mais vítimas.

Dos oito investigados, quatro foram presos em São Paulo e três, em Santa Catarina. Na casa de um dos suspeitos, os policiais encontraram uma máquina de contar dinheiro e cerca de 25 mil dólares.

A quadrilha tinha pessoas treinadas para falar com os contemplados nos leilões e pressioná-los a fazer o pagamento, mesmo sem ter visto o veículo.

Para dar uma aparência de que o negócio era seguro, a quadrilha emitia notas de venda. Por um carro ano 2019, com manual, chave reserva e IPVApago, uma vítima depositou pouco menos de R$ 20 mil.

Por telefone, conversamos com uma das vítimas. Um aposentado, que diz ter sido convencido a participar de quatro leilões ao mesmo tempo. Ele pagou R$ 8.000 adiantados e, na hora de retirar o carro, teve o número do celular bloqueado e não conseguiu mais contato.

A polícia bloqueou os bens da quadrilha e orienta que quem for comprar carro em leilão deve insistir para ver o veículo antes de fazer o pagamento.

Compartilhe  

últimas notícias