Diário de São Paulo
Siga-nos

PMs que deram ordem de recuo no 8 de janeiro são alvos de operação

Operação da PF investiga invasão em Brasília com cumprimento de mandados

PMs que deram ordem de recuo no 8 de janeiro são alvos de operação - Imagem: Divulgação / STF
PMs que deram ordem de recuo no 8 de janeiro são alvos de operação - Imagem: Divulgação / STF

Marina Roveda Publicado em 23/05/2023, às 08h16


A Polícia Federal deflagrou hoje (23) a 12ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os ataques terroristas ocorridos em 8 de janeiro às sedes dos três poderes da República em Brasília. Nesta operação, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão.

Segundo informações da TV Globo, os alvos são policiais militares que ordenaram o recuo em frente à descida para o Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos alvos é o major Flávio Silvestre de Alencar, que já havia sido preso na 5ª etapa da investigação.

Os mandados foram expedidos pelo STF. Até o momento desta publicação, o g1 não obteve retorno ao entrar em contato com a Polícia Militar.

O objetivo desta fase da investigação, de acordo com a corporação, é identificar as pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou incitaram os ataques na capital. Os fatos investigados podem configurar crimes como a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Compartilhe  

últimas notícias