Ação conjunta do Ministério Público e Detran-SP apreendeu materiais com origem ilegal, armas e fechou estabelecimentos clandestinos na capital, ABC e interior do estado

Lívia Gennari Publicado em 11/06/2025, às 18h25
O Ministério Público de São Paulo, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), deflagrou na última terça-feira (10) a “Operação Perda Total”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em roubo de carros, comércio ilegal de peças automotivas e desmanches clandestinos. A ação aconteceu em diversos pontos da zona leste da capital paulista, em Santo André (Grande ABC) e em Ibiúna, interior do estado.
Com início às 6h, a operação contou com o apoio do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), promotores de Justiça e servidores do Ministério Público. No total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos, resultando na apreensão de três armas de fogo, centenas de peças automotivas com registro de roubo ou furto, além de aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, gravadores digitais e bloqueadores de sinal.

Entre os locais fiscalizados, um imóvel na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, chamou atenção pelo funcionamento como desmanche clandestino. Embora estivesse vazio no momento da ação, foram encontrados dois dispositivos inibidores de sinal, um notebook, um celular e um caderno com anotações que indicam a venda ilegal de peças. O Detran-SP lacrou o local e aplicou sanções administrativas.
Ainda na Zona Leste, os agentes localizaram uma pistola Glock calibre 9mm, um revólver calibre 38, munições e diversos dispositivos eletrônicos em um apartamento na Vila Independência. O morador do imóvel foi preso em flagrante e encaminhado ao 42º Distrito Policial. Outro investigado morreu em confronto com a polícia durante a operação.
Na cidade de Santo André, a fiscalização atingiu um estabelecimento de manutenção veicular onde foram encontrados três veículos, entre eles um Honda Civic pertencente a uma seguradora, e uma grande quantidade de peças como blocos de motor, portas e volantes. Também foram apreendidos equipamentos eletrônicos usados para atividades criminosas, como um gravador digital e um bloqueador de sinais conhecido como “capetinha”. Os motores sem identificação foram enviados para perícia no Instituto de Criminalística da região.
Além disso, o Detran-SP lacrou administrativamente dois estabelecimentos comerciais e autuou outros quatro que atuavam de forma irregular, incluindo desmanches sem registro.
As investigações seguem em andamento para aprofundar a movimentação da quadrilha e responsabilizar todos os envolvidos. Todo o material apreendido será submetido a perícia para comprovar a origem ilícita das peças e veículos.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

O lugar a que pertencemos

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Hapvida inaugura novo Centro de Pesquisa Clínica e reforça aposta na inovação em saúde

Em depoimento, Bolsonaro diz que não podia ficar desarmado durante prisão domiciliar: “três mulheres em casa”

Enel investe R$ 2,9 milhões em eficiência energética no TRE de São Paulo

PF aponta suposta fraude contábil no banco de Edir Macedo e compara operação ao caso Master

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo