Diário de São Paulo
Siga-nos
Grave

Mulher acusa padre e motorista de estupro após buscar ajuda para curar depressão

A vítima afirma que o crime aconteceu a mando do religioso

Mulher acusa padre e motorista de estupro após buscar ajuda para curar depressão - Imagem: reprodução
Mulher acusa padre e motorista de estupro após buscar ajuda para curar depressão - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 31/05/2023, às 15h54


Uma mulher apresentou queixa na polícia contra um padre e seu motorista por participarem de um estupro sobre o qual relatou ter sido vítima em agosto de 2022, no município de Arco Verde, em Pernambuco.

Nesta quarta-feira (31), a personal stylist Sílvia Tavares de Souza foi ao Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco, para pedir a conclusão do inquérito sobre o seu caso.

Na última terça-feira (30), o padre Airton Freire de Lima, de 66 anos, fundador da Fundação Terra, foi suspenso pela Diocese de Pesqueira, no Agreste do estado nordestino.

O estupro, segundo a mulher, teria sido cometido a mando do padre por um motorista dele, chamado Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos.

Sílvia Tavares frequentava retiros espirituais organizados pelo padre Airton desde 2019, na Fazenda Malhada, em Arco Verde, no sertão do estado, e participou de, pelo menos, 25 desses eventos religiosos. Os dois se conheceram depois que ela procurou a ajuda dele para curar uma depressão, segundo informações do g1.

A personal stylist relatou que, em um desses encontros, ela foi convidada pelo padre a ir até uma pequena casa isolada, a qual ela se refere como "casinha", onde ficavam os aposentos do religioso. Foi nesse dia, 18 de agosto de 2022, que o estupro teria acontecido.

Na "casinha" o padre teria pedido para que ela fizesse uma massagem nele e mandou outro homem, o motorista, estuprá-la enquanto ele assistia e se masturbava, segundo a vítima.

"Na hora que Jailson estava me estuprando, o outro [o padre] estava se masturbando. Quando terminou, ele [Airton] simplesmente se levantou, pediu pra tomar banho, eu fui totalmente desorientada, sem saber o que estava acontecendo. Foi a hora que o outro [Jailson] também saiu do banho. Ele [o religioso] pegou no testículo de Jailson e disse 'veja que coisa linda'. Eu disse 'eu vou morrer?'. Ele disse 'não, você não vai morrer, você vai ficar calada'", disse Sílvia.

Ainda segundo Sílvia Tavares, a relação que tinha com padre Airton era de muita proximidade. Ela disse que chamava ele de "padinho" e ele a chamava de "minha princesa". A devoção era tanta que a mulher tatuou na pele o símbolo da Fundação Terra e a frase "Padre Airton: creio em Deus pai".

A Fundação Terra, local onde acontecem os retiros, foi criada pelo padre Airton há 37 anos, no Sertão de Pernambuco. O objetivo era resgatar a cidadania dos moradores da região, que vivam na extrema pobreza. Há, entre a ações desenvolvidas pela ONG, ações sociais e de saúde, além da manutenção de três escolas e duas creches. A fundação também mantém um lar de idosos e casas que recebem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O processo corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em conjunto com a Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022, respectivamente.

Compartilhe  

últimas notícias