Diário de São Paulo
Siga-nos
OPERAÇÃO IMPACTO

Megaoperação da PM fecha o cerco ao tráfico em São Paulo

Ação mobiliza Canil, helicóptero Águia e efetivo ampliado em pontos estratégicos usados pelo crime organizado

Operação mobiliza equipes especiais como Canil e Helicóptero Águia - Imagem: Reprodução | Band
Operação mobiliza equipes especiais como Canil e Helicóptero Águia - Imagem: Reprodução | Band

Lívia Gennari Publicado em 28/11/2025, às 15h00


A Polícia Militar de São Paulo realiza nesta sexta-feira (28), mais uma fase da Operação Impacto – Força Total, iniciativa de alcance nacional que mobiliza PMs dos 26 estados e do Distrito Federal. A ação, idealizada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), tem como prioridade reforçar o enfrentamento ao tráfico de drogas e ampliar a presença ostensiva em pontos com maior vulnerabilidade criminal.

Nesta nova fase, a corporação vai empregar o máximo de recursos operacionais disponíveis. Unidades especializadas, como o Canil e o helicóptero Águia, também estarão em campo, apoiando nas buscas, patrulhamentos e intervenções em áreas estratégicas.

Segundo o coronel Carlos Henrique Lucena Folha, coordenador operacional da PM, as equipes "atuarão em poem áreas previamente mapeadas, onde as tropas de operações especiais trabalham para prender infratores da lei”.

Em São Paulo, a atuação será concentrada em delitos ligados ao tráfico de drogas e em crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos de veículos. Além do patrulhamento ostensivo, equipes a pé serão direcionadas para áreas centrais e de grande circulação, com o objetivo de aumentar a segurança da população.

As ações incluem bloqueios, abordagens qualificadas e monitoramento inteligente. A PM afirma que o conjunto de medidas integra diferentes matrizes operacionais, combinando policiamento preventivo, repressão qualificada e uso de tecnologia como aliada.

A corporação destaca que o objetivo é inibir a atuação de organizações criminosas e garantir resposta rápida às ocorrências, um compromisso urgente frente ao volume recorde de apreensões no estado: entre janeiro e maio de 2025, já foram interceptadas 103,4 toneladas de drogas, 53% a mais do que no mesmo período de 2024.


últimas notícias