Homem foi flagrado destruindo coletivos no centro da capital; total de detidos por vandalismo sobe para 19

Lívia Gennari Publicado em 27/07/2025, às 20h43
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou, neste domingo (27), que mais dois homens foram detidos por envolvimento em atos de vandalismo contra ônibus na capital paulista. Com essas prisões, sobe para 19 o número de suspeitos detidos desde o início da onda de ataques ao transporte coletivo que atinge o estado desde o começo de junho.
De acordo com a pasta, uma das prisões ocorreu no sábado (26), na Rua João Teodoro, no bairro do Brás, região central da cidade. Um homem de 31 anos foi preso em flagrante após danificar dois coletivos durante a tarde. A Polícia Militar foi acionada e, com base nos relatos fornecidos por motoristas, conseguiu localizar o suspeito e realizar a prisão no local. O caso foi registrado no 8º Distrito Policial (Brás), onde o homem vai responder por dano, perigo à vida ou à saúde de outrem e atentado contra a segurança de outro meio de transporte.
Onda de vandalismo já danificou centenas de ônibus
Desde o início da série de ataques, mais de 800 ônibus foram vandalizados em várias cidades do estado, conforme levantamento da SSP. As autoridades responsáveis investigam os crimes e intensificam o monitoramento das áreas mais vulneráveis. O policiamento foi reforçado em áreas com maior incidência de ataques, com rondas frequentes e patrulhas, com objetivo de prevenir outros casos de vandalismos.
A onda de violência tem causado prejuízos às empresas de transporte e impacto direto na população. Os ataques geram altos custos com reparos e comprometem a operação das linhas, causando atrasos e cancelamentos. Motoristas e passageiros vivem receosos, com a sensação de insegurança aumentando diante do risco constante de novos ataques.
A SSP reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181 e que ações de inteligência continuam sendo realizadas para identificar outros envolvidos.
Leia também

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Igor 3K rebate Monark e Sérgio Sacani, nega calote e revela bastidores com o Flow

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

CBF protesta contra arbitragem e pede à Fifa afastamento de árbitro após gol anulado de Vini Jr.

Fux vota e STF forma maioria para liberar pagamento de parte dos penduricalhos para juízes e MP

Após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo, técnico se irrita e perde a linha com repórter

Virginia reage à fala de Zé Felipe sobre ela: "Menino"

Justiça não consegue localizar Gkay em ação de cobrança de R$ 1,8 milhão movida pelo BB

Estado de saúde de Parreira piora e ex técnico volta a respirar com ajuda de aparelhos