Diário de São Paulo
Siga-nos
Humilhante

Homem com as pernas amputadas é abandonado em frente ao hospital em estado absurdo

O paciente foi deixado na calçada pelos profissionais da unidade

Homem com as pernas amputadas é abandonado em frente ao hospital em estado absurdo - Imagem: reprodução
Homem com as pernas amputadas é abandonado em frente ao hospital em estado absurdo - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 11/07/2023, às 12h52


Um homem que precisou ter as pernas amputadas foi abandonado por profissionais de saúde da unidade em que estava internado em frente ao hospital municipal em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (10).

O homem, que ainda estava usando sonda, não foi identificado, e foi deixado na calçada, sob o sol e sem qualquer tipo de assistência.

Ele foi encontrado pela professora Tatiana Cristina de Almeida Borges, de 44 anos, após ter sido deixado na porta do Hospital Municipal Pedro II pelos próprios maqueiros da unidade. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os dois funcionários foram demitidos, segundo informações do jornal O Globo.

“Nós o encontramos um pouco mais longe da porta do hospital. Os lojistas que estavam lá contaram que os maqueiros falaram que iam deixar em um lugar mais distante para não dar problema para eles. Acontece que a gente que levou ele para a porta. Ele estava de fralda, de sonda, sem condições de resolver nada. Deixaram ele ali podendo pegar uma infecção generalizada, sem amparo”, declarou a professora.

Ainda de acordo com o relato de Tatiana, o homem afirmou que foi deixado na porta do hospital após a assistente social da unidade afirmar que "não poderia fazer mais nada por ele". A professora também disse que o homem declarou que preferiu não passar o contato de familiares.

“O homem me contou que a assistente social disse que não poderia fazer mais nada por ele e que ele estava ocupando o leito de uma pessoa que precisava. Sendo assim, ele só falou que poderiam tirá-lo dali. Acontece que ele claramente não poderia ser deixado daquele jeito no meio da rua, jogaram feito um lixo”.

Segundo a coordenação do hospital, o paciente era conhecido da unidade de saúde, e supostamente tinha um “quadro de rebeldia”. O homem teria sido abandonado após deixar um abrigo em Búzios. Além de Tatiana, outras pessoas que passaram pelo local se comoveram com a situação e prestaram auxílio.

O Hospital Municipal Pedro II informou que “tentava articulação com uma instituição de acolhimento para recebê-lo, quando outros funcionários atenderam ao pedido do usuário para ser levado para fora, pois ele se negava a permanecer no hospital, informando que teria alguém para buscá-lo”.

Compartilhe  

últimas notícias