Diário de São Paulo
Siga-nos
Mistério!

Frei passa mal e morre durante missa, após Papa Francisco transformar paróquia em basílica

A tragédia aconteceu durante a celebração do título, no último domingo (14)

Frei João Benedito Ferreira de Araújo - Imagem: reprodução/Facebook
Frei João Benedito Ferreira de Araújo - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 18/05/2023, às 11h10


O frei João Benedito Ferreira de Araújo passou mal e morreu durante uma cerimônia de celebração do Santuário São Francisco de Assis, um dias após a paróquia ser nomeada a única basílica de todo o Distrito Federal pelo Papa Francisco.

O episódio chocante aconteceu no último domingo (14), na Asa Norte. Segundo a polícia, o religioso, que era o reitor do santuário, morreu devido às complicações cardíacas.

Graças ao título, concedido a igrejas com importância histórica e litúrgica, a igreja se torna apta a receber o papa Francisco. O processo completo para a conquista durou cerca de nove meses.

Frei Flávio Freitas de Amorim, vice-provincial da agora Basílica de São Francisco de Assis, disse, em entrevista ao Metrópolis, que o frei João estava muito realizado com o título concedido ao santuário.

“Eu lembro que, no final da celebração, ele foi agradecer. Subiu no altar, olhou para o povo e disse: Nós somos uma basílica’. E o povo saudou por algum tempo batendo palmas. Ele estava realmente muito feliz”.

“João Benedito era um homem dinâmico, com uma capacidade, uma inteligência. Era um trator. Um homem ao mesmo tempo muito humano e muito inteligente. […] Na luta, ele conseguiu fazer com que aqui se tornasse uma basílica”, diz o vice-provincial.

Em um vídeo, publicado dois dias antes da sua morte, João Benedito mostra-se bastante empolgado com o reconhecimento da paróquia pelo Vaticano.

“Estamos todos empenhados, cansados e alegres porque é chegado o dia do nosso grande presente. Cada dia precisamos vencer dragões”.

Compartilhe  

últimas notícias