Diário de São Paulo
Siga-nos
Bizarro!

Festa neonazista é descoberta pela polícia e oito pessoas são presas

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil

O crime aconteceu em Santa Catarina - Imagem: Freepik
O crime aconteceu em Santa Catarina - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 15/11/2022, às 16h39


A Polícia Civil prendeu oito homens suspeitos de integrar uma célula neonazista. O grupo estava reunido em um sítio em São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina.

A prisão ocorreu na manhã da última segunda-feira (14), durante um encontro anual da célula. Mas, a polícia revelou a operação apenas nesta terça-feira (15).

Entre os detidos, havia o integrante de um grupo skinhead internacional, conhecido por ser intolerante e de extrema direita. No entanto, os nomes deles não foram informados pelas autoridades.

As investigações apontam que os criminosos teriam escolhido o município por ser a primeira colônia alemã em Santa Catarina, instalada em 1829. No sítio, foram encontradas revistas, panfletos e outros objetos com símbolos de grupos supremacistas.

Os presos, que têm entre 22 a 48 anos, foram levados em flagrante pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo. Quatro deles são do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Paraná, um de Minas Gerais e um de Portugal.

Um deles estava usando tornozeleira eletrônica por ter sido condenado por uma tentativa de homicídio decorrente de um ataque skinhead contra judeus no Rio Grande do Sul.

Já o outro foi denunciado por duplo homicídio decorrente de uma disputa entre lideranças de células neonazistas. O caso ainda não foi julgado.

Um dos homens ainda foi autuado por porte ilegal de arma de fogo por ter sido flagrado com munições. Segundo a NSC TV, afiliada à Rede Globo, até o início da tarde, eles não haviam passado por audiência de custódia.

O delegado Arthur Lopes, responsável pelas investigações, afirmou que foram apreendidos equipamentos eletrônicos e outros objetos no sítio em que os homens foram localizados. Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em Florianópolis.

Compartilhe  

últimas notícias