Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Cigarro eletrônico explode em avião e chamas assustam passageiros; veja o vídeo

O episódio perturbador ocorreu na última quinta-feira (18) e está sendo investigado

As testemunhas registraram em vídeo e fotos os passageiros tentando apagar o incêndio dentro do avião - Imagem: reprodução/Twitter @srfnewst
As testemunhas registraram em vídeo e fotos os passageiros tentando apagar o incêndio dentro do avião - Imagem: reprodução/Twitter @srfnewst

Mateus Omena Publicado em 25/05/2023, às 11h23


Os passageiros de um avião ficaram em pânico quando o cigarro eletrônico de um homem repentinamente explodiu durante o voo. O incêndio fez com que muitas pessoas temessem a queda da aeronave ou ameaça de bomba.

A tripulação de um voo da companhia EasyJet entre Genebra, na Suíça, e Amsterdã, na Holanda, teve que declarar uma emergência a bordo na última quinta-feira (18), em razão de um incidente incomum.

De acordo com o jornal Daily Mail, as testemunhas explicaram que a confusão ocorreu depois que um cigarro eletrônico com defeito explodiu em um compartimento superior. O objeto pertencia a um dos passageiros.

Os viajantes da aeronave ouviram um "som de estalo", aparentemente vindo de um armário superior, depois da decolagem, pouco depois das 15h.

Em seguida, os passageiros viram a fumaça começar a emergir do armário e quando a tripulação de cabine abriu para investigar, encontraram duas malas em chamas.

Diversos passageiros agarraram essas malas e corajosamente tentaram apagar o fogo com as próprias mãos. Apesar de o incidente ter sido resolvido rapidamente, a aeronave teve que voltar para Genebra por precaução.

A aeronave pousou em segurança no aeroporto da cidade e foi recebido pelos serviços de emergência, que embarcaram e inspecionaram a aeronave. Segundo a polícia, nenhum passageiro relatou ferimentos.

As autoridades locaiss iniciaram uma investigação logo depois e concluíram que o incêndio havia sido causado por um "descontrole térmico" - uma falha na bateria - em um cigarro eletrônico que havia sido embalado em uma das sacolas dentro da bagagem.

Em nota, a EasyJet disse que os 191 passageiros que foram prejudicados finalmente voaram para o Aeroporto Schiphol de Amsterdã no dia seguinte.

A companhia também explicou que "o incidente será investigado formalmente, de acordo com os procedimentos".

As orientações para os passageiros da companhia deixam claro que, embora cigarros eletrônicos e no máximo duas baterias sobressalentes sejam permitidos na bagagem de mão, eles não devem ser colocados nos compartimentos.

Compartilhe  

últimas notícias