Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo

Celular explode na mão de criança de 6 anos no Ceará; veja como se proteger

O acidente aconteceu enquanto o menino estava assistindo vídeos no aparelho

Celular explode na mão de criança de 6 anos no Ceará; veja como se proteger - Imagem: reprodução redes sociais
Celular explode na mão de criança de 6 anos no Ceará; veja como se proteger - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 19/08/2022, às 15h08


Na última terça-feira (17), um menino de 6 anos escapou por pouco de se ferir após o celular em que assistia a vídeos explodir. O caso aconteceu em Quiterianópolis (CE), segundo a TV Verdes Mares, afiliada à Rede Globo.

Bernardo estava com o aparelho nas mãos quando a mãe, Maria Eugênia, percebeu que saía fumaça do aparelho. Ela notou que o celular estava "inchando" e arremessou o celular no chão, a alguns metros de onde estavam.

O pai da criança chegou a chutar o aparelho e jogar água até a fumaça parar, mas alguns segundos depois ele explodiu e começou a ser consumido pelas chamas.

Felizmente, eles foram rápidos e ninguém ficou ferido. De acordo com a mãe o celular tinha apenas um ano de uso, nunca havia registrado nenhum problema, e não estava conectado à tomada.

Como evitar acidentes?

Para evitar acidentes, especialistas recomendam que os equipamentos e acessórios comprados devem ser originais. Eles afirmam que os eletrônicos 'piratas' não passam por testes de qualidade e segurança necessária, portanto não possuem garantia.

importante também que se utilize apenas carregadores originais. Porque eles vão controlar o fluxo de corrente que vai chegar da tomada à bateria, evitando assim curtos-circuitos e choques elétricos. Sempre que acabar o carregamento do celular, o carregador deve ser retirado da tomada. Celulares que entram em combustão desligados da tomada possuem defeitos na fabricação da bateria", alertou o tenente-coronel dos Bombeiros de Itapipoca, Mardens Vasconcelos, ao UOL.

Além disso, aqui vão algumas outras dicas do que nunca fazer:

  • Não recarregue o aparelho em áreas molhadas como banheiro, cozinha e área de serviço, e evite também utilizar o celular com os pés descalços nesses ambientes;
  • Quando for utilizar o celular, desconecte-o do carregador, principalmente se estiver em uma ligação;
  • Evite ficar perto do celular durante a recarga, principalmente em dias de temporal;
  • Evite deixar o celular por perto enquanto estiver dormindo.
  • Evite colocá-lo em locais muito próximos ao corpo como em sutiãs, nas partes íntimas ou algo do tipo. Leve o seu celular em bolsas, pochetes e acessórios que facilitem a sua segurança.

Veja um vídeo de outro caso que ficou conhecido, quando um celular explodiu em uma loja do Ceará,enquanto um técnico fazia reparos em outros aparelhos:

Compartilhe  

últimas notícias