Diário de São Paulo
Siga-nos
Operação Sol Poente

Caso de mulher que deu golpe milionário na mãe tem reviravolta que vai te deixar com raiva

Sabine Boghici foi presa em agosto do ano passado

Caso de mulher que deu golpe milionário na mãe tem reviravolta que vai te deixa com raiva - Imagem: reprodução redes sociais
Caso de mulher que deu golpe milionário na mãe tem reviravolta que vai te deixa com raiva - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 15/03/2023, às 13h38


Na última terça-feira (14), a Justiça do Estado do Rio de Janeiro concedeu liberdade provisória para Sabine Boghici, presa em agosto do ano passado por um golpe milionário contra a própria mãe, de acordo com as investigações da Polícia Civil.

De acordo com o g1, a decisão da 23ª Vara Criminal do Rio de Janeiro aconteceu pois, por ter apenas uma única anotação criminal, relacionada a este caso, ela não pode ser considerada uma pessoa de alta periculosidade.

A decisão polêmica aconteceu mesmo com uma manifestação contra a libertação, por parte do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Em suma, agora, Sabine deverá comparecer em juízo mensalmente, não pode se ausentar por mais de 10 dias sem autorização judicial e não pode ter contato por qualquer meio com a mãe e as testemunhas do caso.

Ainda de acordo com o g1, a Justiça determinou ainda que ela deve manter uma distância de pelo menos 500 metros da mãe. Sabine deve ainda entregar o passaporte em juízo em, no máximo, 48 horas.

Vale citar que, Rosa Stanesco Nicolau, companheira de Sabine Boghici, que também participou do golpe, teve pedido de liberdade indeferido e segue presa. A decisão destaca que ela possui outras anotações e, por isso, segue sob custódia.

Relembre o caso

Em agosto do ano passado, uma investigação ficou conhecida como Operação Sol Poente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O caso tratava de um golpe milionário feito por uma jovem contra a própria mãe, de 82 anos.

Além de ter sido enganada e ameaçada pela filha, a idosa perdeu R$ 725 milhões, entre pagamentos sob extorsão e quadros roubados, incluindo obras de Tarsila do Amaral e de Di Cavalcanti. Os criminosos também roubaram joias e outros objetos de valor.

A filha cometeu o crime com a ajuda de outras três pessoas. A polícia informou que a jovem contratou esses indivíduos para se passarem por videntes, a fim de convencer a mãe a pagar por uma espécie de “trabalho espiritual” para salvá-la. No entanto, a idosa descobriu o esquema e passou a sofrer ameaças. Todos os envolvidos foram presos nesta manhã.

Após as prisões, a polícia ainda revelo que  durante o roubo, a mulher era constantemente ameaçada pelos criminosos, tanto que um deles cogitou matá-la para tomar posse de todos os bens dela.

Segundo a investigação, a filha chegou a apontar uma faca para a mãe, forçando-a fazer novas transferências bancárias para os criminosos.

A vítima é viúva de um grande colecionador de arte e marchand. Devido ao esquema criminoso, ela sofreu um prejuízo de R$ 725 milhões. A filha, Sabine Boghici, cometeu o crime com a ajuda de outras três pessoas, entre elas estava a namorada Rosa Stanesco Nicolau.

Outro momento que viralizou, na Operação Sol Poente, foi quando a filha acusada pelo golpe cortou a tela de proteção do apartamento para tentar fugir da polícia.

Neste dia, os agentes da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade haviam saído para cumprir, no total, seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. No momento em que chegaram no local, os policiais precisaram arrombar a porta de um dos imóveis. No entanto, antes disso, uma das criminosas tentou fugir do local pela janela, mas foi vista pela polícia. Veja o momento da fuga aqui.

Compartilhe  

últimas notícias