Diário de São Paulo
Siga-nos
Investigação

Casamento de prefeito com adolescente de 16 anos pode ser anulado por um detalhe

O casamento foi oficializado no dia 12 de abril, mas há ''incompatibilidades''

Hissam e Kauane Rode Camargo oficializaram o casamento, mas a união é suspeita de apresentar ''incompatibilidades''. - Imagem: reprodução
Hissam e Kauane Rode Camargo oficializaram o casamento, mas a união é suspeita de apresentar ''incompatibilidades''. - Imagem: reprodução

Juliane Moreti Publicado em 28/04/2023, às 17h31


Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos de idade e prefeito da cidade de Araucária (PR), casou com uma adolescente de 16 anos. Porém, essa união pode ser anulada suspeita de apresntar ''incompatibilidades''. 

Hissam e Kauane Rode Camargo apresentaram os documentos para oficializar o casamento no dia 12 de abril, como estão descritos os dados apresentados  do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. 

Entretanto, o matrimônio foi celebrado pela vice-prefeita do município, Hilda Lukalski. Porém, conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) , a mulher estava afastada do cargo cartório desde janeiro de 2021 por posse de outras posições.

A medida é válida até 31 de dezembro de 2024. Portanto, Hilda não poderia ter oficializado o casamento de Hissam e Kauane. Agora, essa questão será investigada pelo CNJ.

O CNJ aponta uma ''incompatibilidade das atividades notarias e de registro com o exercício simultânio do mandato eletivo'', conforme informaçõs do portal Capital. Caso comprovado, o matrimônio pode ser anulado. 

O órgão também deu um prazo de cinco dias para que a Corregedoria-Geral da Justiça do estado do Paraná preste esclarecimento sobre o casamento. 

Vale lembrar que a decisão da investigação não têm a ver com a idade da adolescente, mesmo com o casamento considerado precoce, ainda conforme o portal. 

Sogra de Hissam

Marilene Rode, mãe de Kauane, ganhou um cargo na prefeitura como secretária municipal de Cultura e Turismo no dia seguinte do casamento, 13 de abril.

Porém, Hissam decidiu exonerar a sogra Marilene Rôde da função, a decisão foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (26).

Compartilhe  

últimas notícias