Diário de São Paulo
Siga-nos
Agressão

Alunos dão tapa em professora e justificativa é absurda

O caso gerou revolta entre professores da instituição

Alunos dão tapa em professora e justificativa é absurda - Imagem: reprodução Google Street View
Alunos dão tapa em professora e justificativa é absurda - Imagem: reprodução Google Street View

Vitória Tedeschi Publicado em 27/09/2023, às 10h00


Uma professora do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, foi agredida por alunos na última segunda-feira (18). O caso aconteceu no campus Humaitá, zona sul da cidade, e teria sido motivado por um "desafio" de rede social.

O desafio chamado "slap your teacher challenge" ("desafio dê um tapa em seu professor", em tradução livre), consiste em um aluno bater no rosto do professor e filmar a agressão para publicar nas redes sociais.

De acordo com o g1, o caso veio à tona depois que o Departamento de Inglês do colégio publicou uma nota denunciando a agressão. De acordo com a direção do colégio, Ana Paula Loureiro estava substituindo uma professora que dá aulas à turma regularmente.

Ao final da aula, enquanto estava de cabeça baixa realizando anotações, (ela) recebeu tapas na nuca. A agressão foi motivada por uma aposta entre uma aluna, que desferiu os tapas, e um aluno do 6º ano", disse a assessoria da instituição.

O caso gerou revolta na comunidade docente do colégio, envolvendo professores não só do Humaitá, mas de todas as unidades do Colégio Pedro II.

O departamento defende que sejam tomadas medidas "enérgicas" para responsabilizar os autores da violência rapidamente, para prevenir futuros incidentes semelhantes.

"Nós, docentes do departamento de inglês do Colégio Pedro II, expressamos nosso mais profundo repúdio e preocupação em relação ao lamentável ocorrido em nossa instituição, no qual a professora Ana Paula Loureiro foi agredida por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, como parte de um desafio inaceitável. O desafio, que iniciado no TikTok nos EUA em outubro de 2021, chama-se #slapyourteacherchallenge, e consiste em dar uma bofetada no professor da turma e, quando possível, filmar a cena da agressão. Lamentavelmente, parece que o desafio chegou até nós", diz a nota publicada nas redes sociais pelo departamento.

Compartilhe  

últimas notícias