Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Tarifa zero: veja qual cidade adotou o passe livre de ônibus

A primeira cidade do ABC paulista a implantar passe livre no transporte coletivo, os custos serão usados dos cofres públicos

Tarifa zero: veja qual cidade adotou o passe livre de ônibus - Imagem: Reprodução Pexels
Tarifa zero: veja qual cidade adotou o passe livre de ônibus - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 28/10/2023, às 11h07


A partir do dia 1º de novembro, São Caetano do Sul, cidade do ABC Paulista, terá passe-livre para todas as pessoas nos ônibus operados por uma determinada empresa. A decisão foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores do município e terá custo de R$2,9 milhões aos cofres públicos.

De acordo com a CNN Brasil, o projeto de lei que implanta a tarifa zero foi proposto pelo próprio prefeito, Auricchio Júnior (PSDB), e será válido apenas para os veículos operados pela Viação Padre Eustáquio (Vipe). A empresa deve comprar novos sete veículos para sua frota em breve, aumentando a capacidade do passe livre.

Uma reivindicação constante da população tem sido a diminuição da tarifa de transporte com garantia de qualidade, especialmente para trabalhadores, população mais pobre, estudantes e idosos”, relembra o texto da ordem do dia da Câmara.

Atualmente, a tarifa de ônibus local está custando R$5. E a cidade tem 48 coletivos distribuídos em dez linhas.

Além da Vipe, opera também em São Caetano do Sul a Next Mobilidade, abarcando ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Esses continuarão cobrando tarifa.

A prefeitura acredita que a demanda por transporte deverá crescer 50% com a gratuidade, levando a uma melhora do trânsito e reduzindo a poluição.

Entre os efeitos esperados pela gestão municipal estão ainda a melhora do comércio local e aumento do número de pessoas circulando pela cidade.

São Caetano do Sul se soma à Vargem Grande Paulista na direção do passe livre, tornando-se a segunda cidade da Grande São Paulo a adotar a medida, mesmo que parcialmente.

Outras cidades da região adotam a medida em dias específicos, como domingos e feriados, como Ribeirão Pires.

Compartilhe  

últimas notícias