Em entrevista exclusiva ao Diário de S.Paulo, Guilherme Ferreira da Cruz, autor do livro, revelou detalhes sobre a obra que é resultado de 20 anos de estudo
Vitória Tedeschi Publicado em 21/11/2023, às 15h30
Com seu lançamento agendado para quarta-feira (22), no auditório II da OAB Santos, o livro "Sistema de Responsabilidade Civil das Relações de Consumo" promete ser um guia para os profissionais do Direito e uma nova ferramenta para garantir os direitos dos consumidores.
A obra foi escrita por Guilherme Ferreira da Cruz, que é Juiz Substituto em Segundo Grau do TJSP, Livre-Docente e Doutor pela USP. Além de mestre pela UNIMES, onde leciona Direito do Consumidor, ele também é professor do Programa de Pós-graduação da Escola Paulista da Magistratura (EPM).
Em entrevista exclusiva ao Diário de S.Paulo, o autor revela que o livro conta com apontamentos sobre a estrutura base da responsabilidade civil, análise aprofundada do vício do produto e do serviço e a verificação específica do fenômeno da obsolescência programada.
"Este livro é o coroamento de uma vida acadêmica extensa, de mais de 20 anos dedicado ao estudo do direito do consumidor, passando pelo mestrado, doutorado e agora pela livre docência. Então, a tese se transformou neste livro", sintetiza Guilherme Ferreira.
"O livro aborda o sistema de responsabilidade civil do código de defesa do consumidor. Que são os direitos que o consumidor tem para exigir uma resposta do Poder Judiciário a partir de falhas que ocorrem naturalmente no processo produtivo do fornecedor", explica o autor, que garante ser impossível zerar os problemas da área.
Por conta deste cenário onde não existe um processo 100% impecável, Guilherme defende que é necessário existir um auxílio do Poder Judiciário, especialmente quando problemas não são resolvidos espontaneamente pelos fornecedores.
"O fornecedor sabe que em uma economia de massa vai ter problemas. É impossível você ter risco zero, situações vão ocorrer. E se estas situações não são contornadas espontaneamente pelo fornecedor, é preciso do Poder Judiciário para fazer frente a este abuso e dar ao consumidor o direito que lhe é devido. E isso tudo se dá no sistema das responsabilidades civis por dois institutos: o vício e o defeito", diz ele sobre os principais termos abordados na obra.
Além disso, Guilherme afirma que embora o livro tenha termos técnicos da área do Direito, ele aborda uma série de situações do dia a dia - como questões relacionadas ao e-commerce e a obsolescência programada - a partir de uma linguagem acessível mesmo aos que não possuem formação jurídica.
Na economia de mercado que vivemos hoje, todos nós somos consumidores", sintetiza o autor sobre a relevância do livro para todos os públicos e importância desta linguagem mais acessível.
"O mercado está cheio de abusos e nós estamos sujeitos a eles. Por isso, na medida do possível, é sempre bom que nós conheçamos nossos direitos até para podermos reclamar adequadamente e exigir serviços e produtos com melhor qualidade e menor preço, essa é a ideia sempre", afirma ele.
Guilherme garante ainda que, com a publicação do livro, os profissionais do Direito terão uma ferramenta bem direcionada para que possam enfrentar os problemas do mercado de forma adequada: "Neste ponto, a importância da obra penso ser significativa", diz.
Por fim, ele também afirma que aos que se depararem com o livro apenas a título de curiosidade, mesmo não sendo da área, as explicações serão capazes de satisfazer curiosidades e contemplar exemplos práticos e que envolvem o dia a dia de todos os consumidores.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Advogado contesta decisão judicial no caso envolvendo a separação de Ana Hickmann
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados
TSE já está com processos que podem deixar prefeito de S.Caetano inelegível
Astrid Fontenelle e Larissa Luz se despedem do Saia Justa
Iara Kílaris e Aquilles Kiílaris realizam festão da firma em Limeira, no interior paulista
Confira quais são os vídeos mais assistidos do Youtube de 2023 no Brasil
Estudo mostra que cidades brasileiras podem ser "engolidas" pelo mar; entenda
Mel Fronckowiak fala sobre a turnê de volta de Rebeldes Brasil