Diário de São Paulo
Siga-nos

Sabesp é multada em mais de R$ 2,5 milhões por despejo de esgoto em rios e represa de São Paulo

Penalidades foram aplicadas pela Cetesb após episódios de vazamento e falhas operacionais que afetaram o Tietê, o Pinheiros e a Represa Billings

Companhia acumula multas após episódios ambientais - Imagem: Reprodução
Companhia acumula multas após episódios ambientais - Imagem: Reprodução

Lívia Gennari Publicado em 15/04/2026, às 13h03


A Sabesp foi autuada em mais de R$ 2,5 milhões pela Cetesb por irregularidades no manejo de esgoto na capital paulista. As infrações estão relacionadas a diferentes ocorrências que resultaram no lançamento de resíduos não tratados no Rio Tietê, no Rio Pinheiros e na Represa Billings, impactando a qualidade da água nesses locais.

O caso mais grave ocorreu após o rompimento de uma tubulação de grande porte na Marginal Tietê, na altura do acesso à Rodovia dos Bandeirantes. A estrutura, responsável por conduzir o esgoto de cerca de 2 milhões de moradores da Zona Norte até uma estação de tratamento em Barueri, cedeu e abriu uma cratera na via. Durante o reparo, a companhia precisou interromper o fluxo normal do sistema, o que levou ao descarte direto de esgoto no Córrego do Mandaqui, afluente do Tietê.

O despejo irregular se estendeu por mais de 20 dias e para conter a situação, a Sabesp teve que implantar tubulações provisórias sobre pontes da região, permitindo o redirecionamento do esgoto até o sistema de tratamento.

Embora o reparo da tubulação danificada já tenha sido concluído, intervenções na pista da Marginal Tietê seguem em andamento. Parte da via permanece com restrições de tráfego nas imediações da Ponte Atílio Fontana enquanto equipes finalizam a recomposição do asfalto.

Além desse episódio, um vazamento no Rio Pinheiros também motivou sanções. A soma dessas ocorrências resultou em uma multa de R$ 1,5 milhão, valor que será destinado ao Finaclima SP, fundo estadual voltado a ações climáticas. Como medida compensatória, a empresa também foi obrigada a realizar a a limpeza do fundo dos rios atingidos, com a remoção de resíduos acumulados.

Outro incidente, registrado em janeiro deste ano, envolveu o transbordamento de esgoto em uma estação elevatória que atingiu a Represa Billings, na Zona Sul. O problema provocou mau cheiro e levou à aplicação de novas penalidades, que, juntas, ultrapassam R$ 1 milhão.

A Sabesp informou que vem adotando medidas para reforçar a segurança operacional do sistema e evitar novos episódios. A companhia também afirmou que mantém equipes mobilizadas para monitoramento contínuo das estruturas e que segue à disposição dos órgãos ambientais para cumprir as determinações estabelecidas pela Cetesb.


últimas notícias