Diário de São Paulo
Siga-nos
Greve no metrô e CPTM

Quais linhas do metrô farão parte da greve nesta terça-feira (28)?

A decisão ocorreu após a confirmação de greve dos trabalhadores do metrô, CPTM e da Sabesp

Com decreto de ponto facultativo nesta terça-feira (28), veja quais linhas farão parte da greve do metrô - Imagem: reprodução Twitter I @UOLNoticias
Com decreto de ponto facultativo nesta terça-feira (28), veja quais linhas farão parte da greve do metrô - Imagem: reprodução Twitter I @UOLNoticias

Milleny Ferreira Publicado em 27/11/2023, às 12h35


Está confirmada a greve em linhas de trens da CPTM e do Metrô marcada pelos sindicatos para a próxima terça-feira (28) para protestar contra o processo de privatização e terceirização em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas. O governador descarta a possibilidade de atender aos pedidos dos sindicatos e conceder a catraca livre durante a paralisação.

A greve visa paralisar pelo menos 9 linhas do sistema metroferroviário: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 15-Prata.

Tarcísio de Freitas, o governador do estado de SP, decretou por meio de uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que não existem condições seguras para efetuar o projeto de catraca livre, pois pode colocar em risco todos os passageiros.

Além disso, ele ainda enfatizou que seria uma irresponsabilidade liberar a entrada sem cobrança e controle, o que seria feito apenas pelos grevistas que "estão brincando com a população".

Algum governador topou Catraca Livre na história? Não, porque tem uma razão de segurança para isso. Liberar Catraca Livre é uma irresponsabilidade e nós não vamos ser irresponsáveis. Irresponsáveis são eles que estão brincando com a população de São Paulo", disse Tarcísio, de acordo com o Diario dos trilhos.

Essa paralisação unificada no setor de trilhos conta também com a adesão de trabalhadores da Sabesp, educação, saúde e Fundação Casa que também devem interromper as atividades.

Após o anúncio da greve, o Governo determinou ponto facultativo durante a paralisação em todos os serviços públicos estaduais da capital.

A medida visa a reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve", disse a gestão estadual em comunicado à imprensa.

Os profissionais da educação estão excepcionalmente excluídos do ponto facultativo, já que estarão envolvidos na preparação do Provão Paulista que ocorre dia 29.

Segundo informações do portal Extra, a greve contará com a participação de trabalhadores da CPTM, Sabesp, Metrô, da rede de ensino estadual e municipal, profissionais da saúde e da Fundação Casa.

Compartilhe  

últimas notícias