A decisão ocorreu após a confirmação de greve dos trabalhadores do metrô, CPTM e da Sabesp

Milleny Ferreira Publicado em 27/11/2023, às 12h35
Está confirmada a greve em linhas de trens da CPTM e do Metrô marcada pelos sindicatos para a próxima terça-feira (28) para protestar contra o processo de privatização e terceirização em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas. O governador descarta a possibilidade de atender aos pedidos dos sindicatos e conceder a catraca livre durante a paralisação.
A greve visa paralisar pelo menos 9 linhas do sistema metroferroviário: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 15-Prata.
Tarcísio de Freitas, o governador do estado de SP, decretou por meio de uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que não existem condições seguras para efetuar o projeto de catraca livre, pois pode colocar em risco todos os passageiros.
Além disso, ele ainda enfatizou que seria uma irresponsabilidade liberar a entrada sem cobrança e controle, o que seria feito apenas pelos grevistas que "estão brincando com a população".
Algum governador topou Catraca Livre na história? Não, porque tem uma razão de segurança para isso. Liberar Catraca Livre é uma irresponsabilidade e nós não vamos ser irresponsáveis. Irresponsáveis são eles que estão brincando com a população de São Paulo", disse Tarcísio, de acordo com o Diario dos trilhos.
Essa paralisação unificada no setor de trilhos conta também com a adesão de trabalhadores da Sabesp, educação, saúde e Fundação Casa que também devem interromper as atividades.
Após o anúncio da greve, o Governo determinou ponto facultativo durante a paralisação em todos os serviços públicos estaduais da capital.
A medida visa a reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve", disse a gestão estadual em comunicado à imprensa.
Os profissionais da educação estão excepcionalmente excluídos do ponto facultativo, já que estarão envolvidos na preparação do Provão Paulista que ocorre dia 29.
Segundo informações do portal Extra, a greve contará com a participação de trabalhadores da CPTM, Sabesp, Metrô, da rede de ensino estadual e municipal, profissionais da saúde e da Fundação Casa.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada