Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Prefeitura oferece testes gratuitos para Infecções Sexualmente Transmissíveis; saiba mais detalhes

Os cuidados são oferecidos nos CTAs espalhados pela cidade, nas sextas e sábados

HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C estão entre as principais ISTs - Imagem: Freepik
HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C estão entre as principais ISTs - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 13/07/2023, às 16h29


A Prefeitura de São Paulo passa a disponibilizar gratuitamente testes convencionais, testes rápidos e até autotestes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

A iniciativa ocorre a partir desta quinta-feira (13) e é promovida com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Essas doençassão transmitidas por relação sexual desprotegida (oral, vaginal ou anal) com uma pessoa infectada, ou da gestante para a criança durante a gravidez, parto ou amamentação. Segundo especialistas, muitas dessas ISTs são silenciosas e a pessoa pode não perceber os sintomas. Dessa forma, a prevenção e testagem regular são fundamentais.

De acordo a SMS, existem 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e 27 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) focados em IST/Aids, onde há testes convencionais de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de realizarem o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs.

Como fazer os testes rápidos?

Na unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São Paulo, projeto da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os interessados podem fazer testagem rápida gratuita para HIV, sífilis, hepatites B e C, e iniciarem o uso da profilaxia pré-exposição ou pós-exposição (PrEP/PEP) ao HIV.

O CTA é itinerante, deslocando-se a regiões de maior vulnerabilidade na cidade nas sextas-feiras e sábados. Veja neste link os endereços dos equipamentos voltados a IST/Aids na rede municipal.

A localização das UBS e demais equipamentos de saúde pode ser consultada na plataforma Busca Saúde.

Confira as principais ISTs

  • HIV- Trata-se da sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas. A transmissão ocorre pelo sexo desprotegido com pessoas vivendo com HIV e/ou Aids que não estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomadas as devidas medidas de prevenção.
  • Sífilis- Infecção causada por bactéria que inicialmente pode provocar ferida indolor nos genitais (pênis, vagina, ânus) e boca e que, se não for tratada, pode se agravar. A transmissão da se dá durante a relação sexual desprotegida com pessoa infectada ou da gestante para a criança durante a gravidez ou parto (transmissão vertical).
  • Gonorreia - Trata-se de uma bactéria que afeta genitais, garganta e olhos, provoca corrimento uretral amarelado, purulento e com ardor ao urinar; corrimento vaginal, dor nas relações sexuais, porém pode permanecer de forma assintomática quando atinge a cavidade anal ou orofaringe. Quando não tratada, pode causar dor pélvica crônica, dores nas relações sexuais, infertilidade ou gravidez nas trompas.
  • Hepatites B e C - Doenças transmitidas por vírus que podem provocar danos irreversíveis ao fígado. O contágio se dá por meio de relação sexual, uso de álcool e outras drogas injetáveis (compartilhamento de seringas contaminadas), profissão de risco ou pequenos cortes provocados por objetos perfurocortantes. A hepatite C é transmitida quando há alguma perfuração na pele e contato com o material contaminado, podendo ser sexualmente transmissível, numa escala menor.
  • Tricomoníase - A infecção é causada por protozoário. Seus sintomas são corrimento vaginal amarelo-esverdeado, odor forte, dor durante a relação sexual, ardência, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. Nos homens pode ser assintomático. O contágio se dá durante a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. Por isso, o uso de camisinha nas relações sexuais é a melhor medida de prevenção.
  • Clamídia - Bactéria que pode atingir os órgãos genitais, a boca, garganta e os olhos. Esta infecção, que muitas vezes avança sem sintomas (principalmente quando atinge a região anal ou orofaringe), pode provocar dores ao urinar e nas relações sexuais, corrimento uretral no homem, vaginal e até doença inflamatória pélvica (DIP), caso não seja tratada precocemente (as mulheres podem não apresentar sintomas em 70% dos casos). Quando não tratada também pode causar infertilidade e gravidez ectópica.
  • Herpes genital - Causado por vírus, pode acarretar lesões que iniciam com pequenas vesículas (bolhas). Ao se romperem formam feridas dolorosas. É mais frequente na região labial (Herpes tipo 1) e nos genitais (pênis, vagina, vulva, ânus - herpes tipo 2). Não existe cura para herpes, mas há tratamento para as lesões.
  • HPV - O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível, que pode causar verrugas e outras manifestações nos órgãos genitais masculino e feminino. O vírus pode provocar lesões graves e desencadear cânceres de colo do útero, vagina, ânus, vulva, pênis e orofaringe. Além da distribuição gratuita dos preservativos como método de barreira, a rede municipal de saúde oferece a vacina contra o HPV, para meninos e meninas, na faixa etária de 9 aos 14 anos.
Compartilhe  

últimas notícias