Diário de São Paulo
Siga-nos
Cultura

Prefeitura de SP apoia realização do Colônia Fest para celebrar cultura alemã

O festival acontecerá de 7 a 9 de Julho, no Polo de Ecoturismo de São Paulo

Colônia Fest, festival de cultura e gastronomia alemã - Imagem: reprodução/Facebook
Colônia Fest, festival de cultura e gastronomia alemã - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 05/07/2023, às 14h07


Para quem curte conhecer diferentes culturas, será realizada 16º Colônia Fest, um festival que pretende celebrar a cultura, os costumes e a gastronomia da Alemanha.

O evento ocorre de 7 a 9 de Julho, no Largo da Igreja de Colônia (Rua Jackson Pollock), em Colônia, no Polo de Ecoturismo de São Paulo.

A festa também destaca o bicentenário da imigração alemã na capital, que será em 2024, e conta com o suporte da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SECDS-SMRI).

Para celebrar o Colônia Fest, a SECDS fará uma ação de divulgação da festa no Mercado Municipal de Santo Amaro (R. Min. Roberto Cardoso Alves, 359 - Santo Amaro), nesta quarta-feira (5), das 10h às 18h.

A atração vai oferecer aos visitantes degustação de produtos típicos alemães das 12h30 às 15h, assim como distribuição de postais do Polo de Ecoturismo.

A região é marcada pela influência dos imigrantes alemães, que começaram a ocupar o local a partir de 1829. Ali também fica o cemitério particular mais antigo da cidade fundado por esses colonos, que também influenciaram a arquitetura nas construções.

A ação da Prefeitura de São Paulo tem como objetivo aproximar e conectar o Instituto Sociocultural Colônia Alemã (ISCA), que é a organizadora do evento, junto a duas entidades internacionais – o Consulado Alemão e a Câmara de Comércio Alemão na cidade.

Confira a programação

A 16ª edição do Colônia Fest terá apresentações musicais e de dança alemã, como o grupo Freiheit, que é formado por jovens do bairro, desfile de tratores que representam os agricultores locais, pratos típicos e bebidas. O público também costuma usar trajes alemães típicos.

Veja o horário de realização da festa e destaques da programação em cada dia:

  • 7 de julho (sexta-feira): das 18h às 22h – Abertura, sangria do barril de chope e apresentação do coral guarani da Aldeia Krukutu
  • 8 de julho (sábado): das 12h às 22h – Banda Bavária de Jaraguá do Sul (SC)
  • 9 de julho (sábado): das 12h às 22h – Forró universitário Circuladô de Fulô, grupos folclóricos alemães Edelweiss e Freiheit, desfile de tratores

Informações importantes: não será permitida entrada com vidro e lata nas ruas do evento, nem acesso de automóveis e motos, restrito somente para moradores. Haverá estacionamento nos arredores.

Compartilhe  

últimas notícias