Economista explica motivos que impactaram o valor das frutas
Sabrina Oliveira Publicado em 18/09/2024, às 13h55
Nos últimos 12 meses, o preço das frutas em São Paulo disparou, chegando a registrar aumentos de até 87%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O principal motivo para essa alta significativa foi a combinação de fatores climáticos desfavoráveis, como as temperaturas elevadas, e questões econômicas, incluindo o impacto da alta do dólar e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou a disponibilidade de fertilizantes no Brasil.
Frutas populares, como a tangerina, a laranja-pera e a manga, foram as mais afetadas pela elevação nos preços, enquanto o limão e o mamão tiveram quedas raras no mesmo período. Especialistas destacam que, em momentos de calor extremo, a demanda por frutas aumenta naturalmente, o que, somado à quebra de safra de alguns produtos, resultou na alta dos preços.
A gente pega por exemplo a laranja, subiu por uma questão de demanda, estamos com mais calor e as pessoas consomem mais. Houve também uma quebra da safra, a perspectiva era de uma quantidade muito grande de produção e ela não se realizou, aí você tem uma baixa oferta que causa elevação", afirmou Eli Borochovicius, economista da PUC-Campinas.
Além disso, o aumento no custo dos fertilizantes, agravado pelo conflito internacional, pressionou ainda mais os preços. O Brasil depende fortemente de fertilizantes importados, e a escassez desses insumos, devido à guerra, tornou o produto mais caro. Como resultado, produtores repassaram esses custos para o consumidor final.
Confira a variação de algumas das frutas:
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Picanha dispara 43% com avanço das queimadas, revela pesquisa
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais
Quadrilha armada invade condomínio de goleiro do Santos e rouba relógio avaliado em R$ 41 mil
Boulos exige prisão de Marçal por divulgação de laudo falso