Diário de São Paulo
Siga-nos
POLUIÇÃO

Poluição do Tietê cresce e atinge mais de 200 quilômetros

Estudo aponta aumento da área poluída, agravando a situação do Rio Tietê

A área poluída do Tietê cresceu - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil
A área poluída do Tietê cresceu - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 20/09/2024, às 11h16


O Rio Tietê, um dos mais importantes de São Paulo, está em uma situação preocupante com o aumento expressivo da poluição em 2024. De acordo com um estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, a mancha de água imprópria para uso se expandiu para 207 dos 576 quilômetros analisados, um crescimento de 29% em relação ao ano anterior. 

Esse aumento preocupante agrava a situação do rio, que há quatro anos consecutivos tem registrado piora em sua qualidade. No ano passado, a extensão poluída cobria 160 quilômetros, mas a falta de oxigênio e a concentração de poluentes em determinados trechos têm ampliado as áreas onde a vida aquática não consegue sobreviver.

Especialistas apontam que a principal causa desse aumento é a combinação de fatores climáticos e a ausência de políticas públicas eficientes voltadas ao saneamento básico. Segundo Gustavo Veronesi, coordenador da Causa Água Limpa da SOS Mata Atlântica, a escassez de chuvas na região metropolitana de São Paulo prejudica a diluição do esgoto, resultando em maior concentração de poluentes no rio.

O principal fator desse aumento da mancha de poluição se deve às emergências climáticas. Na região metropolitana tem chovido bem menos então o esgoto, que ainda cai no rio, tem menos água para diluir, devido a esse processo de seca”, contou à Agência Brasil.

A mancha de poluição, como é chamada essa área degradada, vai além de números. Ela é resposta a deterioração de um rio que há anos sofre com o descaso e a falta de investimento contínuo. Em alguns trechos, a água tem aparência escura e exala mau cheiro, tornando-se completamente inadequada para qualquer uso humano ou ambiental.

Compartilhe