Em Osasco, R$ 288 milhões serão aplicados na requalificação de favelas e melhorias em infraestrutura e lazer

por Marina Milani
Publicado em 26/07/2025, às 10h28
Na última sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, divulgou um investimento expressivo de R$ 4,67 bilhões destinado à urbanização de favelas em todo o Brasil. O evento ocorreu no Jardim Rochdale, um dos bairros mais carentes da cidade de Osasco, localizada na Grande São Paulo.
Esse montante faz parte do programa Novo PAC Seleções 2025 e visa promover melhorias em 49 comunidades selecionadas em 12 estados brasileiros. Entre as localidades beneficiadas, São Paulo receberá a maior parte dos recursos, totalizando R$ 2 bilhões para intervenções em 13 comunidades.
Em Osasco, especificamente, o governo federal destinará R$ 288 milhões para a requalificação de duas favelas: a Favela 13 e a Favela do Limite, além de melhorias no Jardim Rochdale. Durante o anúncio, Barbalho destacou a importância desses investimentos: "Estamos comprometidos em proporcionar dignidade às comunidades por meio da infraestrutura essencial e espaços de lazer".
Os recursos serão aplicados na implementação de saneamento básico, construção de moradias através do programa 'Minha Casa, Minha Vida', e na criação de equipamentos culturais e de lazer, como praças públicas e pistas de skate. "Nosso objetivo é trazer respeito e dignidade às populações que habitam essas áreas", acrescentou o ministro.
No evento, além de Lula e Barbalho, marcaram presença autoridades locais como o prefeito Gerson Pessoa (Podemos) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), reforçando a importância da colaboração entre diferentes esferas do governo na busca por melhorias sociais.
Lula enfatizou que os investimentos não têm viés político e que seu compromisso é com todos os cidadãos, independentemente da orientação partidária dos prefeitos. "Meu papel como presidente é atender aos anseios do povo. O que importa é que as obras cheguem até aqueles que mais precisam", declarou.
Além do investimento nas favelas, foi assinada a segunda fase do projeto de reurbanização do Jardim Rochdale, onde serão alocados R$ 88,8 milhões para a construção de 166 novas moradias e melhorias em 319 unidades habitacionais existentes. As obras também incluirão infraestrutura urbana como pavimentação, drenagem, abastecimento de água e iluminação pública.
O governo federal está comprometido em promover uma transformação significativa nas condições de vida dessas comunidades vulneráveis por meio deste programa abrangente que visa não apenas melhorias físicas, mas também a inclusão social das famílias atendidas.
Leia também

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Igor 3K rebate Monark e Sérgio Sacani, nega calote e revela bastidores com o Flow

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

CBF protesta contra arbitragem e pede à Fifa afastamento de árbitro após gol anulado de Vini Jr.

Fux vota e STF forma maioria para liberar pagamento de parte dos penduricalhos para juízes e MP

Após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo, técnico se irrita e perde a linha com repórter

Virginia reage à fala de Zé Felipe sobre ela: "Menino"

Justiça não consegue localizar Gkay em ação de cobrança de R$ 1,8 milhão movida pelo BB

Estado de saúde de Parreira piora e ex técnico volta a respirar com ajuda de aparelhos