Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Olha aqui, toda arrebentada’: influencer Shantal diz que foi vítima de violência obstétrica de médico durante parto em SP

Mãe pela segunda vez há menos de três meses, a influencer Shantal Verdelho afirma que foi vítima de violência obstétrica durante o parto da filha mais nova,

‘Olha aqui, toda arrebentada’: influencer Shantal diz que foi vítima de violência obstétrica de médico durante parto em SP
‘Olha aqui, toda arrebentada’: influencer Shantal diz que foi vítima de violência obstétrica de médico durante parto em SP

Redação Publicado em 13/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h59


Mãe pela segunda vez há menos de três meses, a influencer Shantal Verdelho afirma que foi vítima de violência obstétrica durante o parto da filha mais nova, Domênica, nascida em setembro, em São Paulo.

Em áudio de conversa íntima vazada nas redes sociais, a influencer acusou o médico obstetra Renato Kalil de usar palavrões contra ela durante o parto e expor sua intimidade para o pai da criança, Mateus Verdelho, durante o procedimento e também para terceiros.

“Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala ‘Porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra’… depois que revi tudo, foi horrível”, comenta a influencer no áudio vazado.

“Ele chamou meu marido e falou: ‘Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito como ‘olha aí, onde você faz sexo, tá tudo fodido’. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”, contou a moça.

g1 procurou Shantal após o vazamento da conversa e ela confirmou, por meio de nota, o conteúdo dos áudios, mas disse lamentar que uma conversa privada dela tenha ido parar nas redes sociais, no que chama de “assunto delicado e ainda constrangedor”.

“Os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas”, afirmou o comunicado.

Ela disse também que vai tomar providências jurídicas contra o médico, “em vista dos últimos ocorridos divulgados pela falta de decoro de um profissional da área da saúde” (veja íntegra do comunicado abaixo).

O que diz o médico

Procurado, o médico Renato Kalil se pronunciou através de comunicado oficial e disse que foi surpreendido pela repercussão do caso.

“O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto”, declarou a nota.

“A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra. O Dr. Renato Kalil é médico obstreta ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente”, completou (veja íntegra também abaixo).

Mateus Verdelho, marido de Shantal, durante o parto da pequena Domênica, em setembro. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mateus Verdelho, marido de Shantal, durante o parto da pequena Domênica, em setembro. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Exposição de intimidade

O áudio vazado tem cerca de cinco minutos. Nele, a influencer com mais de 1,5 milhão de seguidores conta que o médico teria falado da vagina dela para terceiros, expondo sua intimidade.

“Ele quebrou o sigilo médico. (…) Descobri que falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo ‘Ficou arregaçada, se não tiver episiotomia, você vai ficar igual'”, relatou a moça.

A influencer também acusa o profissional de ter revelado o sexo de sua bebê, sem consentimento dela, em suas redes sociais.

“Esperei meses pra saber o sexo da minha bebê e ele me tirou o direito de contar isso pra minha família. Minha irmã ficou sabendo antes pelo Instagram dele e, na hora, disfarçou uma reação”, contou Shantal.

“Foram várias posturas dele muito ruins e acabou sendo horrível meu parto. Se eu mostrar [o vídeo], vocês vão sentar e chorar”, declarou.

Shantal exibe barriga de grávida pouco antes do parto da pequena Domênica. — Foto: Reprodução/Instagram
Shantal exibe barriga de grávida pouco antes do parto da pequena Domênica. — Foto: Reprodução/Instagram

Íntegra da nota do médico

O Dr. Renato Kalil é médico obstreta ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente. O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”.

Íntegra da nota da influencer

“A influenciadora e empresária Shantal Buonamici Verdelho lamenta que esse caso tenha se tornado público em um momento tão delicado e importante da vida dela e de sua família, uma vez que são poucos meses de vida de Domenica, sua segunda filha com Mateus Verdelho. No entanto, confirma o áudio e os vídeos que foram vazados e provindos de um grupo privado de whatsapp, junto a amigas e mães. Os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas.

Por ser um assunto delicado e ainda constrangedor, Shantal anteriormente informou aos veículos que não iria se posicionar, porém, com as recentes declarações do médico responsável pelo parto em vários veículos de imprensa, seguido da exclusão de seu Instagram profissional, Shantal vem a público por meio desta nota, em respeito a todos seus seguidores, mães e famílias que a acompanham e reitera que: Apesar de ser difícil passar por esse processo pessoal em meio aos cuidados de sua filha recém nascida, em vista dos últimos ocorridos divulgados pela falta de decoro de um profissional da área da saúde, estará também nos próximos dias tomando as devidas providências jurídicas. Ela agradece todo o carinho que está recebendo desde que isso se tornou público”.

.

.

.

.

g1

Compartilhe  

últimas notícias