Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde pública

Médica receita remédio que não existe para bebê de 10 meses e família se revolta

O recém-nascido foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento de SP

Médica receita remédio que não existe para tratamento de bebê de 10 meses e família se revolta - Imagem: arquivo pessoal
Médica receita remédio que não existe para tratamento de bebê de 10 meses e família se revolta - Imagem: arquivo pessoal

Nathalia Jesus Publicado em 02/05/2023, às 12h30


Ao tentar comprar o remédio que uma médica receitou para o tratamento do bebê de 10 meses, familiares descobriram que o medicamento indicado pela profissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, no litoral de São Paulo, não existia.

O pai da criança, que não quis se identificar, disse que ficou triste com a situação, que poderia se tornar algo bem mais grave.

"É difícil julgar a médica, [talvez] não estava em um dia bom, trabalhando demais, mas devemos pensar que poderia ser algo mais grave. Ela receitou um medicamento para alergia que não existe, mas poderia ser algo mais grave", disse o homem.

Segundo ele, o filho foi levado até a unidade de saúde pela mãe com uma assadura grave no bumbum e diarreia. Após passar pelo atendimento, ele buscou pelo medicamento receitado pela médica em duas farmácias, mas foi surpreendido ao ser informado que a pomada de loratadina não existe.

Em entrevista ao g1, a farmacêutica toxicologista Paula Carpes Victório disse que a loratadina é um anti-histamínico, ou seja, um antialérgico. Ela acredita que talvez houve um equívoco da médica que tenha o confundido com o polaramine. "Que também é um anti-histamínico tanto na apresentação creme quanto via oral".

No entanto, ela ressaltou que o farmacêutico não pode modificar a prescrição. "É um medicamento até então inexistente, a gente não sabe se saiu do mercado há muitos anos, mas essa apresentação eu desconheço. Nesse caso, o farmacêutico pode ligar para o médico para se certificar do que realmente é ou não havendo essa possibilidade, recomendar que o paciente volte a falar com o médico".

Compartilhe  

últimas notícias