Diário de São Paulo
Siga-nos
Av. Paulista

Manifestação convocada por Bolsonaro reúne 600 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo SSP

Secretária de Segurança Pública estima que o público total do evento totalize em 750 mil pessoas, considerando não apenas os presentes na Paulista, mas também os manifestantes nas ruas adjacentes

Av. Paulista no último domingo (25). - Imagem: Reprodução | X (Twitter)
Av. Paulista no último domingo (25). - Imagem: Reprodução | X (Twitter)

Marina Milani Publicado em 26/02/2024, às 08h19


A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo, atraiu cerca de 600 mil pessoas, conforme estimativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Embora o número de presentes tenha superado os registrados em atos anteriores promovidos pelo ex-mandatário na mesma localidade, não alcançou a quantidade de participantes que compareceram à avenida durante a campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2015.

Segundo dados da SSP, durante o protesto em março de 2015, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista, marcando um dos maiores movimentos de massa já registrados na história do país. No entanto, a manifestação deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil pessoas, respectivamente, compareceram à avenida em apoio a Bolsonaro, de acordo com a Secretaria.

Embora a SSP tenha estimado o público total do evento em 750 mil pessoas, considerando não apenas os presentes na Paulista, mas também os manifestantes nas ruas adjacentes, outras entidades divergem quanto a esses números. A pré-campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB), divulgou que havia 1,8 milhão de pessoas na Paulista, atribuindo o dado ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), órgão subordinado à SSP.

Entretanto, o Copom negou ter divulgado quaisquer números sobre a manifestação na Paulista, afirmando que a Secretaria de Segurança Pública era a instância responsável por fornecer informações sobre o assunto.

Por sua vez, o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), estimou que o pico da manifestação, às 15 horas, contou com a presença de 185 mil pessoas. Esses dados contrastam com os divulgados pela equipe de Nunes. O monitor da USP utilizou o método Point to Point Network (P2PNet) para estimar o número de participantes, com uma precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo.

Compartilhe  

últimas notícias