Diário de São Paulo
Siga-nos
Índice Geral de Preços-Mercado

Inflação do aluguel: IGP-M sobe 0,31% em abril, aponta FGV

A alta ficou acima da mediana das estimativas

Inflação do aluguel: IGP-M sobe 0,31% em abril, aponta FGV - Imagem: reprodução / Freepik
Inflação do aluguel: IGP-M sobe 0,31% em abril, aponta FGV - Imagem: reprodução / Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 29/04/2024, às 16h29


Nesta segunda-feira (29), o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M)apresentou uma inflação de 0,31% em abril, revertendo a tendência de queda observada nos últimos meses, quando registrou quedas de 0,47% e 0,52%, respectivamente.

De acordo com reportagem da Jovem Pan, o índice em questão é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) e é conhecido como "inflação do aluguel".

No acumulado do ano, o IGP-M registra uma queda de 0,60%, e nos últimos 12 meses, uma queda de 3,04%. Em comparação com abril do ano anterior, quando o índice estava em -0,95%, a alta atual ficou acima das expectativas.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), com peso de 60%, apresentou um aumento de 0,29% em abril. Esse aumento foi impulsionado pelo grupo de Bens Finais, que teve uma variação negativa de 0,13%, principalmente devido à queda nos preços de alimentos in natura. O estágio das Matérias-Primas Brutas registrou alta de 0,24%, influenciado por itens como minério de ferro, soja e café em grão.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), com peso de 30%, teve uma variação de 0,32% em abril, um aumento em relação ao mês anterior. Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, com destaque para os grupos Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais, Habitação e Comunicação.

Esses números refletem o comportamento dos preços no mercado, com variações tanto para produtos no atacado quanto para itens de consumo final, influenciando diretamente a inflação e a economia como um todo.

Compartilhe  

últimas notícias